Início Saúde Física Anvisa – entenda por que vai ficar mais restrita a venda de...

Anvisa – entenda por que vai ficar mais restrita a venda de remédios para emagrecer

26
1

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou restrições para venda de remédios que contenham sibutramina, presente em remédios para emagrecer. A substância passa a receber a classificação de anorexígena (atua no sistema nervoso central), e a tarja dos medicamentos muda de vermelha para preta.

Como era a venda

A substância era considerada de controle comum, o que significa que o médico precisava dar ao paciente receita branca com duas vias para uma ficar retida na farmácia ao vender um medicamento com sibutramina.

Como fica

A sibutramina passa a ser considerada de controle especial e será vendida apenas com receita azul: também possui duas vias, mas é entregue pela Vigilância Sanitária e tem numeração controlada – o médico tem que assinar um termo de responsabilidade para ter direito ao talonário azul.

No Brasil, é uma das drogas para emagrecer mais vendida desde que caiu sua patente, em 2007. Além de reduzir o apetite, promove sensação de saciedade, por isso, é indicada no tratamento da obesidade ou quando a perda de peso está clinicamente indicada. Reductil, Plenty, Saciette, Biomag, Vazy, Slenfig, Sibutran e Sigran são alguns dos remédios que contém sibutramina.

A venda em outros países

Há pouco mais de dois meses, a Europa suspendeu a venda da substância em toda a União Européia, após estudo que relaciona o remédio a maior risco cardíaco em quem tiver propensão.

Nos Estados Unidos não houve proibição de fabricação ou venda. Foi solicitado que na bula haja novas contra-indicações para informar que o medicamento não deve ser usado em paciente com histórico de doença cardiovascular.

“Devemos usar todos os medicamentos com consciência dos efeitos colaterais. Espera-se que com a restrição, os remédios sejam indicados só por especialistas”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui