Início Saúde Física Antidepressivos durante a gravidez podem ter relação com a hiperatividade nas crianças

Antidepressivos durante a gravidez podem ter relação com a hiperatividade nas crianças

78
0

O consumo de antidepressivos durante a gravidez pode ter relação com o risco de os filhos sofrerem com hiperatividade, sugere estudo estadunidense publicado na revista do grupo Nature,

O transtorno por déficit de atenção com hiperatividade se caracteriza pelas dificuldades que as crianças possuem em se concentrarem e terminarem completamente suas atividades.

No estudo publicado em Molecular Psychiatry, experimentos da Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, afirmam que “observam um risco persistente do transtorno por causa da exposição aos antidepressivos, principalmente durante os primeiros três meses de gestação”.

O estudo foi realizado com mostras de 2243 menores com problemas de déficit de atenção e 1377 crianças autistas.

O objetivo inicial era estabelecer se os antidepressivos durante a gravidez causavam o risco do autismo, como alguns estudos haviam sugerido.

Com relação a isso, os pesquisadores estimam que, finalmente, o vínculo não é significativo, pois é necessário ter um outro fator potencial agravante para o autismo na criança.

Em troca, os pesquisadores encontraram que a associação é significativa entre o consumo de antidepressivos por parte da mãe e do risco de desordem de atenção com hiperatividade na criança.

No entanto, o resultado pode ter sido afetado por erros na matéria de classificação, reconhecem os investigadores. Estudos adicionais sobre o assunto deverão ser realizados.

Em um comentário separado, o psiquiatra britânico, Guy Goodwin, também se mostra prudente. Considera que o alcance do estudo é limitado e estima que é possível e também provável que o efeito observado está relacionado com o risco genético crescente, herdados da mãe, de ter transtornos psiquiátricos.

 

As informações são da CNN México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui