Início Saúde Física Anticoncepcional – Entenda e utilize com saúde

Anticoncepcional – Entenda e utilize com saúde

61
2

Além de todas as responsabilidades exigidas pela rotina das mulheres, como cuidar do lar, do trabalho e dos relacionamentos uma requer atenção e cuidados especiais: a saúde.

Desde a adolescência as meninas são instruídas a se cuidarem e estarem prevenidas contra qualquer “ameaça” que comprometa o futuro promissor sonhado pelos pais. Na lista das precauções está o Anticoncepcional Oral.

Mas, como utilizá-lo de maneira correta? O que fazer quando efeitos colaterais começam a surgir?

Para esclarecer essas e outras questões que assombram o universo feminino conversamos com a ginecologista Denise Coimbra. Acompanhe:

1) Por que o uso de anticoncepcionais é indicado para regularização do fluxo menstrual?
Porque as alterações hormonais podem ser tratadas  com hormônios ou  fitoterápicos, que muitas vezes não regularizam o ciclo, portanto  é  uma  opção médica de boa resposta para a paciente  que quer ter ciclos regulares.

2) Menstruação desregulada faz mal à saúde? Por quê?
A falta de regularidade da menstruação nem sempre causa alteração importante, mas como qualquer coisa imprevista, que atrapalha a vida de algumas mulheres, por  exemplo, no caso da mulher que é  virgem não teria problema algum ter ciclo irregular, entendendo  que  regularidade menstrual  é um ciclo entre 25 e 35 dias.

3) De que maneira a pílula anticoncepcional combate os cistos?
A pílula anticoncepcional inibe o eixo do pico ovulatório (aumento do LH) no crescimento e na ovulação.

4) Há formas naturais de regularizar o fluxo menstrual? Quais?
Alguns  fitoterápicos  são apresentados  com esta proposta, mas a opção deve ser discutida e indicada pelo ginecologista.

5) Como posso saber se meu organismo não aceitou o anticoncepcional? Quais são os sintomas?
Existem contra indicações absolutas  para  o uso de anticoncepcional hormonal, como: hepatite recente e antecedente de trombose, mas ainda existem sinais que desaconselham o uso em algumas mulheres, como o tabagismo, a idade, mioma, endometriose, cefaleia, enjoo, vomito, gastrite, etc.

6) Se o anticoncepcional de certa forma agrediu meu organismo (flacidez e ganho de peso) o que posso fazer para amenizar essas consequências?
A recomendação para quem inicia anticoncepcional hormonal é reavaliar  o método se houver ganho de 1 a2 kg, pois a pílula  não deixa o corpo flácido. Avalie apenas a mudança de peso neste período, independente  da coincidência  do  uso de  pílula.

“Pratique sexo seguro e visite seu ginecologista com regularidade. Esse é o melhor remédio.”

2 COMENTÁRIOS

  1. A entrevista é muito boa e me esclareceu várias coisas.Acho que os problemas no meu corpo nem devem ser decorrentes do anticoncepcional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui