Início Saúde Física Analgésicos podem levar à perda auditiva – Escutou?

Analgésicos podem levar à perda auditiva – Escutou?

62
1

A mania de automedicação pode custar caro à sua saúde. Uma pesquisa norte-americana diagnosticou que mais de duas doses semanais de aspirina, acetaminofen – substância ativa presente em analgésicos como Tylenol –  e ibuprofeno podem aumentar os riscos de perda da audição.

Segundo especialistas, o risco é maior em homens com menos de 60 anos de idade. Para se ter ideia de como o risco diminui, para homens abaixo dos 50 anos o risco é de 99%; entre 50 e 59 anos 38% e cai para 16% à partir dos sessenta anos de idade.

Por que existe o risco?

Alguns analgésicos contém substâncias que são tóxicas às células de nosso ouvido. Assim, uma vez que ingerimos esses medicamentos em excesso, essas substâncias soltam-se nos líquidos que banham nosso ouvido.

Lá, elas agridem as chamadas “células ciliadas”, responsáveis por criarem os impulsos nervosos que levam o som até nosso cérebro. A degeneração ou morte dessas células compromete nossa capacidade auditiva e pode levar à surdez completa.

“Remédio não é alimento nem brinquedo. Consulte sempre seu médico e nunca deixe de ler a bula. Cuide de sua saúde com cautela e responsabilidade.”


*Com informação da FSP para assinantes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui