Início Saúde Social Amizade verdadeira contagia e faz bem à saúde!

Amizade verdadeira contagia e faz bem à saúde!

68
4

Quem tem um grande amigo (a) sabe como é bom vivermos cercados de pessoas especiais. A amizade é o sentimento que mais traz benefícios à nossa saúde. Quando seu amigo está contente, por exemplo, a chance de você começar a rir à toa é de 60%. Esta informação tem como fonte pesquisa realizada pela Harvard Medical School, nos EUA.

Mas é preciso estar sempre atento às suas companhias. Apesar de sabermos que nenhuma pessoa fica bem o tempo todo e que os amigos de verdade nos trazem apoio e conforto em momentos difíceis alguns problemas acontecem porque assim como o bom humor, a depressão também contagia. A médica psiquiatra Alexandrina Meleiro destacou em matéria veiculada na Revista Saúde que existem pessoas mais ou menos vulneráveis às influências. “A maturidade emocional é decisiva nessa hora. Pessoas que tem muita dificuldade para lidar com dores e frustrações são mais suscetíveis”.

Compartilhar dores e sofrimento pode ser uma excelente oportunidade para conquistar verdadeiros amigos. Em grupos de apoio e autoajuda, saber ouvir faz o paciente saber se esta bem ou mal e gera a troca de estímulo entre os participantes. Para que você conserve suas amizades verdadeiras e mantenha sua saúde em dia separamos algumas dicas publicadas na Revista Viva Saúde

6 DICAS PARA SER UM BOM AMIGO
1 Passe mais tempo juntos. se você não pode participar das caminhadas, nem da ioga, telefone ou escreva um e-mail. as conversas não precisam ser longas e pessoais. esses pequenos momentos de “eu pensei em você!” podem construir uma forte rede de relações.
2 Faça dos amigos uma prioridade. Talvez você devesse limpar a casa, lavar o cachorro, ir ao mercado, ou ver Tv (algumas pessoas pensam que precisam fazer isso!). você terá muito tempo para seus deveres quando morrer… Por ora, pense nos benefícios da amizade.
3 Esteja por perto na saúde e na doença. apareça em funerais e casamentos, cirurgias e celebrações. seja sinceramente triste ou genuinamente alegre para com seu amigo. e inclua-o no bom e no não-tão-bom de sua vida. Um bom jeito de ser um bom amigo é incluir as pessoas.
4 Não entre numa competição. Quem ligou por último? Quem gastou mais com os presentes de Natal? Quem se importa? se você tem um bom amigo, relaxe! se a amizade não é o máximo, talvez seja o momento de reavaliá-la. Os benefícios das amizades duram mais do que uma contagem de pontos.
5 Preste atenção nas pequenas coisas. as conversas que mais importam são aquelas que duram apenas alguns instantes. Não são apenas as longas conversas que mantêm os amigos unidos. são as pequenas coisas cotidianas. Um jeito de ser um bom amigo é ter conversas curtas e doces.
6 Veja as coisas positivas. Todos nós temos fraquezas e defeitos. Concentrar-se no lado bom de seus amigos manterá a amizade viva e forte. Para ser um bom amigo, esqueça das coisas que você gostaria que fossem diferentes.

Lembrou do seu amigo? Indique este post e deixe seu comentário!

4 COMENTÁRIOS

  1. Amigos verdadeiros são pouco, e só os reconhecemos quando passamos por dificuldades, os verdadeiros ficam ao nosso lado e os outros se vão…

    Mas os que ficam, ah estes sim, são para toda uma vida!

    Adorei seu blog, continue fazendo lindas postagens.

    Abraços,

    Patricia
    Oficina de Cestas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui