Início Saúde Ambiental Amazônia Fatiada – Vai um pedaço?

Amazônia Fatiada – Vai um pedaço?

64
0

Muito se fala sobre a preservação e salvação da Amazônia. Para que os objetivos tornem-se comuns e não fiquem apenas no papel, o Ministério do Meio Ambiente apresentou um projeto chamado Macrozoneamento da região.

O que isso significa?
Com o macrozoneamento, segundo o Ministério, a Amazônia Legal será dividida em dez áreas, sendo que cada uma terá sua própria estratégia para preservação e crescimento econômico.

Em matéria do jornal Folha de São Paulo foram destacadas algumas áreas. Nós transcrevemos aqui para você. Acompanhe:

Coração Florestal – Pega quase a totalidade de Acre e Amazonas e trechos de Pará, Amapá e Roraima. O objetivo é deixá-la quase intocável, já que abriga a maior porção de florestas intocadas da região. Nessa região, novos assentamentos rurais serão limitados.

Contenção de Frentes de Expansão – Localizada em parte do Sul do Amazonas e o Centro-Sul paraense, servirá como uma espécie de cinturão verde para proteger o avanço da soja e da pecuária. Para isso, será priorizada a criação de unidades de conservação.

Diversificação da Fronteira Agroflorestal e Pecuária – A ideia é focar ali na implantação de uma indústria sustentável da madeira e incentivos à expansão da agricultura em pastagens degradadas.

A expectativa é de que em dias o projeto seja transformado em decreto pelo presidente Lula.

O que você acha das atribuições sugeridas a cada fatia? Acredita que vai dar certo? Comente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui