Início Saúde Mental Alimentos mais gordurosos podem afetar o paladar

Alimentos mais gordurosos podem afetar o paladar

60
1

Quando comemos um alimento gorduroso bate aquela culpa, não é verdade? Começamos a pensar nos efeitos que esse hábito pode causar no nosso corpo e nem imaginamos como isso afeta o nosso cérebro.

A Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em parceria com a Unilever, iniciou estudos para mostrar como o nosso cérebro responde à quantidade de gordura que ingerimos. O objetivo é entender as informações cerebrais para auxiliar na criação de alimentos mais saudáveis e menos gordurosos, sem afetar o gosto deles.

Jovens com idade média de 20 anos participaram dos testes durante três anos. Eles experimentaram quatro emulsões de frutas, todas com a mesma consistência e doçura. Uma das emulsões não continha gordura e as outras três tinham diferentes proporções de gorduras em sabores variados.

Os pesquisadores constataram que as áreas do cérebro responsáveis pela percepção do sabor, como os chamados córtices somatossensoriais e a ínsula (que traduz sons, cheiros ou sabores em emoções e sentimentos como nojo ou desejo), são muito menos ativadas pelas emulsões gordurosas.

O estudo foi publicado recentemente no periódico científico “Chemosensory Perception”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui