Início Saúde Física Alimentação saudável: uma carta na outra manga

Alimentação saudável: uma carta na outra manga

68
2

Direto do pé, junto à salada ou até mesmo verde com sal… O consumo da manga foi erroneamente associado a uma dieta com altos valores calóricos. Entretanto, esta fruta de gosto adocicado, formato acolhedor e cor alaranjada é muito benéfica do ponto de vista nutricional.

Vilã das dietas?

Cada 100g de manga corresponde em média a 65 kcal. Embora este valor não seja considerado elevado, “acontece é que uma manga grande tem em torno de 350-400g, e caso uma pessoa coma esta fruta inteira ela estará ingerindo uma grande quantidade de calorias (260kcal), o segredo esta na quantidade, o ideal é dividir a manga em 4 e comer um pouco a cada dia”, aconselha a nutricionista da Clínica Genesis, Dra. Ana Paula Mendonça P. Martins.

Segundo a especialista, a manga é recomendada para todos os tipos de dietas, pois é rica em uma série de vitaminas e minerais que garantem o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo:

Betacaroteno: contribui para beleza da pele, cabelo, corpo e traz benefícios para visão;
Vitamina C: previne o aparecimento de infecções e resfriados;
– Vitaminas do Complexo B: relacionadas ao bom metabolismo de carboidratos e proteína, reduz a ansiedade, depressão e alivia os sintomas da TPM;
– Potássio: tem efeito diurético.

Apesar do sabor açucarado, a manga tem baixa carga glicêmica (menor que 10). Além disso, a manga auxilia na regularidade do intestino, purificação do sangue, combate a bronquite e a acidez estomacal e possui agentes antioxidantes, conhecidos por retardar o envelhecimento.

Dizia a minha avó… Manga com leite dá dor de barriga?

O mito é sustentado desde o período colonial. Os senhores de engenho diziam que a mistura era prejudicial à saúde para combater o hábito dos escravos de ingerir a bebida vitaminosa. Além das refeições regulares, os escravos complementavam a alimentação com manga + leite. 

Hoje, é sabido que os escravos tinham razão. “A mistura do leite com manga é uma mistura benéfica do ponto de vista nutricional. O leite é uma bebida rica em proteína, cálcio e fósforo que associada à manga e suas características torna-se uma bebida completa”, explica a nutricionista.

Mais uma prova de que um alimento por si só não define uma alimentação saudável e sim uma alimentação colorida, variada e balanceada.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui