Início Saúde Física Alimentação Saudável – Os orgânicos são melhores?

Alimentação Saudável – Os orgânicos são melhores?

129
5

Há tempos escutamos que vegetais, legumes e frutas quando produzidos “organicamente” são mais saudáveis. Isso porque, na produção comum são usados componentes químicos para a fertilização da terra, o que comprometeria os nutrientes contidos nos alimentos.

Pesquisa recente realizada pela agência de alimentos do governo britânico concluiu que os alimentos orgânicos não possuem benefícios nutricionais superiores ao dos alimentos comuns.

Diferente dos especialistas brasileiros, que defendem a causa, os britânicos não encontraram superioridade nutricional de uns sobre os outros. Isso impacta na economia, uma vez que o consumidor paga preços muito mais altos por alimentos orgânicos. Só no ano de 2007 este mercado movimentou cerca de 48 bilhões de dólares.

A pesquisa, no entanto refere-se a uma revisão de 162 artigos já publicados em 50 anos. Mundialmente, a legislação sobre alimentos orgânicos data da década de 90. Para esclarecer algumas dúvidas sobre os orgânicos ouvimos a equipe de Qualidade de Vida da Victory Consulting. Confira:

1) É possível retirar parte dos agrotóxicos dos alimentos? Como fazer isso?
Sim, podemos retirar parte dos agrotóxicos dos alimentos convencionais mergulhando-os em uma preparação de 1l de água com 1 colher de sopa de bicarbonato.

2) Consumir vegetais, frutas e legumes não orgânicos trazem alguma conseqüência ao nosso organismo? Quais?
Sim. Com o tempo, a ingestão de alimentos não orgânicos trazem conseqüências ao homem com relação às doenças crônicas, reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.

3) Como é cultivado o alimento orgânico? Por que ele custa mais caro que os demais?
O alimento orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. No Brasil, o preço dos produtos orgânicos tende a ser40% maior que o dos convencionais, devido alguns fatores:

  • o fornecimento da comida orgânica é limitado se comparado à sua demanda;
  • os custos da produção dos alimentos orgânicas, normalmente, são maiores devido ao grande trabalho exigido e ao fato de que os fazendeiros não produzem o bastante, de um único produto, para baixar seu custo de forma abrangente; 
  • o manuseio do período pós-colheita de quantidades relativamente pequenas resulta em altos custos.

Lado Positivo – Dúvidas à parte, listamos 10 benefícios dos orgânicos relacionados às diversas saúdes. Veja:

1. São Alimentos Nutritivos e Saborosos: Com solos balanceados e fertilizados com adubos naturais, se obtém alimentos mais nutritivos e saborosos ao conservarem suas propriedades naturais, como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas.

2. Saúde Garantida: Alguns pesticidas utilizados hoje no Brasil estão proibidos, em razão de conseqüências provocadas à saúde, tais como o câncer, as alergias e a asma.

3. Proteção às Futuras Gerações: As crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira, de agrotóxicos que provocam câncer.

4. Amparo ao Pequeno Produtor: O trabalhador rural precisa ser preservado, tanto quanto a qualidade ecológica dos alimentos. Adquirindo produtos ecológicos, contribuímos com a redução da migração de famílias para as cidades, evitando o êxodo rural e ajudando a acabar com o envenenamento por agrotóxicos em cerca de 1 milhão de agricultores no mundo inteiro.

5. Solos Férteis: Uma das principais preocupações da Agricultura Orgânica é o solo. O mundo presencia a maior perda de solo fértil pela erosão em função do uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a Agricultura Orgânica é possível reverter essa situação.

6. Água Pura: Quando são utilizados agrotóxicos e grande quantidade de nitrogênio, ocorre a contaminação nas fontes de água potável. Cuidando desse recurso natural, garante-se o consumo de água pura para o futuro.

7. Biodiversidade: A perda das espécies é um dos principais problemas ambientais. A Agricultura Orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema.
8. Redução do Aquecimento Global e Economia de Energia: O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

9. Custo Social e Ambiental: O alimento orgânico não é, na realidade, mais caro que o alimento convencional se consideramos que, indiretamente, estaremos reduzindo nossas despesas com médicos e medicamentos e os custos com a recuperação ambiental.

10. Cidadania e Responsabilidade Social: Consumindo orgânicos, estamos exercitando nosso papel social, contribuindo com a conservação e preservação do meio ambiente e apoiando causas sociais relacionadas com a proteção do trabalhador e com a eliminação da mão-de-obra infantil.

E você, prefere os orgânicos? Por quê?

* Este post contou com informações de matéria veiculada no jornal Folha de São Paulo

5 COMENTÁRIOS

  1. FOI MUITO BOM SABER A IMPORTANCIA, de uma alimentacao saudavel, que pena que temos de lidar, com alimentos ainda com excesso de agrotoxicos, manaus am.

  2. toda alimentaçao verde e saudavel vamos todos se alimentar de todos os tipos de verduras legumes e frutas pois dao sustancia para o corpo e muita energia todos os tipos de frutas tem algo para nos trazer todas tem seu proprio tipo de remedio medicinal sem nenhuma quimica criada pelo ser humano tudo obra de deus coma coma e coma sempre frutas verduras e legumes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui