Início Saúde Física Alimentação correta melhora treino de bicicleta

Alimentação correta melhora treino de bicicleta

45
1

Você sabia que comer proteína antes do exercício físico dá menos energia? Ou que os carboidratos devem ser evitados durante a atividade física? Mesmo a melhor e mais balanceada dieta precisa ser repensada quando se envolve alimentação e prática esportiva. Pensar no que se vai comer antes, durante e depois do exercício faz toda a diferença, principalmente, quando falamos em andar de bicicleta.

Para adequar a alimentação ao ritmo da pedalada não é preciso fazer nenhuma mudança drástica na dieta, apenas seguir algumas dicas básicas. As tradicionais regras de nunca fazer exercício em jejum e beber muita água para hidratar o corpo também são válidas para os ciclistas.

Antes de usar a bike: A melhor opção de alimentos antes do exercício são os carboidratos, pois oferecem mais energia ao corpo. Eles devem ser consumidos no máximo 40 minutos antes da prática esportiva e podem ser encontrados em cereais, pães e biscoitos integrais, arroz, massas, batatas, frutas secas e em sucos naturais. O segredo nesta fase é evitar as proteínas que demoram mais tempo para serem digeridas e as fibras que podem causar desconforto intestinal.

Durante a pedalada: Depois que colocar o pé no pedal da bicicleta nada de ingerir carboidratos, o objetivo agora é manter o índice de açúcar (glicogênio muscular) sempre elevado. Algumas boas opções são os isotônicos e as frutas como a maça, melancia, pêssego e uva que contém bons índices de açúcar e ajudam a manter a hidratação. 

Depois do exercício: Agora é o momento de consumir as proteínas já que a alimentação pós-treino deve repor todos os nutrientes perdidos durante a atividade. O leite, queijo, iogurte, ovos, frango, peixes e outros derivados são alguns exemplos dos alimentos que podem ser colocados à mesa junto com outros carboidratos e fibras. O importante é que a refeição seja leve, em quantidade moderada e aconteça até no máximo duas horas após a pedalada.

Você se preocupa com a alimentação quando pratica exercícios? Comente!

1 COMENTÁRIO

  1. […] Uma alimentação equilibrada é de extrema importância para garantir o bom funcionamento do organismo. Mas isso você já sabia. A novidade é que, além disso, ela também é uma aliada para ajudar as pessoas a pararem de fumar e amenizar os efeitos nocivos do cigarro. Um estudo da Universidade de Duke resultou na dieta antitabagismo, que identifica alimentos que aumentam ou eliminam a vontade de fumar. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui