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Alimentação boa para uma pele bonita e saudável

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A alimentação pode interferir na pele, para o bem ou para o mal. No lado ruim, uma alimentação rica em gordura e carboidratos simples favorece o surgimento de acne, caso a pessoa tenha tendência. Além disso, a baixa ingestão de água também leva a um ressecamento da pele. Por outro lado, existem alguns alimentos que são fotoprotetores e auxiliam na proteção da pele contra os raios de sol e há ainda aqueles alimentos que colaboram demais para uma pela saudável, limpa e bonita.

Segundo a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, se a pessoa já tiver tendência para desenvolver uma pele acneica, a má alimentação favorecerá o surgimento de cravos e espinhas. “A acne tem causa multifatorial é vista como doença genética –hormonal que pode acometer adolescentes, homens e mulheres adultos”, explica Patrícia.

Mas não é só a alimentação desregrada que pode favorecer o aparecimento de cravos e espinhas. A nutricionista também revela que a bebida alcoólica é outro fator que pode aumentar o surgimento desses problemas. “O álcool promove a desidratação do corpo todo, inclusive da pele, favorecendo o surgimento de rugas de expressão, descamação, envelhecimento precoce”, comenta a especialista.

Alimentos que favorecem cravos e espinhas

Patrícia explica que alimentos ricos em gordura como: frituras, queijos amarelos, molhos brancos e ricos e carboidratos simples (chocolate, biscoito recheado), são os que estão diretamente ligados ao surgimento de cravos e espinhas.

Alimentos que melhoram a aparência da pele

Em contrapartida a nutricionista também dá dicas sobre quais alimentos ajudam a manter a pele lisinha e rejuvenescida. Para ela a melhor opção é apostar nas frutas, verduras, legumes, por serem fontes de antioxidantese que auxiliam na diminuição da formação de radicais livres, evitam o envelhecimento precoce e a morte da célula.

Alimentos que previnem cravos e espinhas

Para quem quer evitar o aparecimento de cravos e espinhas, a dica da especialista é aumentar o consumo de ômega 3 (salmão, sardinha, atum) que são anti-inflamatórios. Além disso, outra boa opção são alimentos fontes de zinco, que vão auxiliar a cicatrização como: castanha de caju, nozes, amêndoas.

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