Início Saúde Ambiental Alerta – Até onde a poluição afeta a sua saúde?

Alerta – Até onde a poluição afeta a sua saúde?

38
0

Matéria recente veiculada na Revista Isto É Independente relata que um estudo inédito revela que há probabilidade de o chumbo ter uma relação direta com uma doença chamada tireoidite crônica. A pesquisa, realizada pela endocrinologista Maria Ângela Zacarelli Marino, da Faculdade de Medicina do ABC, detectou o metal em árvores da região do ABC Paulista, onde estão localizadas algumas indústrias do pólo petroquímico.

Os estudos também contam com o apoio do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo. A relação existe porque, situada na base de nosso pescoço, a glândula tireóide secreta alguns hormônios que regulam funções vitais como gasto de energia e batimentos cardíacos. O chumbo bloqueia a atividade da glândula em nosso organismo. Com isso, sensações como cansaço intenso, dificuldades respiratórias, excesso de sono e glândulas na garganta podem aparecer.

Nas crianças pode ocorrer retardo no crescimento e dificuldade de aprendizado. O assunto está em discussão via inquérito aberto pelo Ministério Público Federal para saber se, de fato a origem do chumbo são as indústrias. Se ficar comprovado que o metal está relacionado ao aparecimento dos casos de tireoidite, os pacientes podem ser indenizados pelo causador do dano ambiental e à saúde humana.

“A preservação do meio ambiente é vital para nossa sobrevivência”


* Para ler matéria completa sobre o assunto clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui