Início Saúde Física Alergia: seu bebê já come ovos?

Alergia: seu bebê já come ovos?

56
3

As mães sempre se preocupam com a saúde de seu bebê, principalmente quando ainda são muito pequenos, e o risco de seus filhos sofrerem com a alergia alimentar, faz com que haja um atraso na introdução de alimentos, como ovos e leite de vaca, na dieta do baby.

Cerca de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade tiveram alergias alimentares, sendo que 50% das pessoas que têm alergias desse tipo, possuem histórico alérgico na família. Por isso, é preciso ficar atento a alimentação de seu filho desde cedo.

Cientistas finlandeses descobriram que quanto mais tarde a criança tem contato com os alimentos que mais causam alergias, como ovo, peixe, aveia, e carne, mais sensibilidade a criança terá a esses alimentos.

Segundo especialistas, quando a criança é muito nova, o sistema imunológico dela ainda não está tão maduro para suportar a resposta exagerada que ele dá quando fica em contato com corpos estranhos, representados por esses alimentos. Por isso, deve-se esperar o momento certo para passar do leite materno para alimentos diferentes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é recomendado que o leite materno seja mantido com exclusividade na alimentação dos bebês, até os seis meses. Ovos e peixes podem ser introduzidos a partir desse período.

Os alimentos que mais causam alergias alimentares nas crianças de até 6 anos de idade são: ovos, leite de vaca, peixes, frutas cítricas e o tomate.

Principais sintomas
Os sintomas aparecem na pele, através de vermelidão e placas vermelhas que coçam; no estômago; fechamento da garganta; falta de ar; tontura; inchaço dos lábios e da pálpebra. Os sintomas começam a aparecer depois de 30 minutos à 1 hora em que a pessoa ingeriu um item alergênico.

Tratamento
Não existe tratamento através de um remédio específico, o que pode ser feito é uma dieta baseada na exclusão dos alimentos que provocam essa alergia.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui