Início Saúde Corporativa Alcoolismo é um dos principais fatores do absenteísmo

Alcoolismo é um dos principais fatores do absenteísmo

76
0

Um estudo realizado pela USP apontou as principais consequências do uso habitual de álcool na vida pessoal e profissional e na saúde dos trabalhadores. De acordo com a pesquisa, a angústia, ansiedade e depressão são alguns dos sentimentos desencadeados nos profissionais que mergulham no vício do alcoolismo.

Notou-se também que o alcoolismo é um dos principais fatores de absenteísmo, baixo rendimento, acidente de trabalho e o causador de doenças mentais e físicas.

A pesquisa foi realizada com onze pacientes atendidos pelos projetos sociais: Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao uso do Álcool e Drogas da Comunidade (PAIPAD) do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP) e o Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e outras Drogas (CAPSAD) de Ribeirão Preto. Todos foram entrevistados separadamente e responderam a questionários.

Observou-se que a maioria dos entrevistados não têm mais condições de manterem a vida profissional e estão fazendo tratamento para se livrarem da dependência alcoólica.O álcool faz com que os trabalhadores enfrentem a perda da identidade social e, consequentemente, o respeito da família e da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui