Início Últimas Notícias Ajudar tá no sangue!

Ajudar tá no sangue!

36
0

Os estoques de sangue caem 30% com a chegada do inverno. Em ano de Copa do Mundo, o número chega a 40%.

Hoje, dia 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue, início da campanha nacional do Ministério da Saúde para incentivar a doação. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões, segundo dados do próprio Ministério.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 1% a 3% da população de um país doe sangue. No Brasil, temos 1,9%, mas mesmo assim ainda falta estoque.

Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.
Ministério da Saúde

O procedimento é seguro e não dói. Veja o que o Ministério recomenda:

Para doar sangue é necessário: Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto; ter entre 18 e 65 anos de idade; peso acima de 50Kg.

Recomendações para o dia da doação: Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar: Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Para saber onde doar em todo o Brasil, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui