Início Saúde Social Aids… Além das condições clínicas

Aids… Além das condições clínicas

60
0

Uma pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde chama a atenção quanto aos prejuízos, que vão além das condições físicas, sofridos pelos portadores de HIV.

Segundo os resultados da análise feita com soropositivos, apesar das boas condições de saúde declarada pela maioria deles, 20% alegam ter perdido o emprego por razões de discriminação, mesmo que o tratamento não debilite seu exercício profissional.

Outro motivo para o afastamento do trabalho e a consequente piora nas condições financeiras é o pedido de aposentadoria por doença, enraizado pelo medo de exporem sua doença aos colegas de trabalho.

A pesquisa também mostrou que 17% dos pacientes não contam que são portadores do vírus HIV aos seus familiares e o número cresce para 33% quando se trata de contar aos amigos. Com receio do preconceito alheio ou mesmo de um “auto-preconceito” muitas pessoas nem chegam a realizar o teste, mesmo sabendo que têm a doença.

Essa tentativa de boicote à própria situação é prejudicial à saúde, já que hoje os métodos de tratamento têm mostrado ótimos resultados. Prova disso é a assertividade do ministério no “slogan” da campanha na Semana da Luta Contra a Aids:

“Viver com a Aids é possível. Com o preconceito, NÃO”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui