Início Saúde Social Adolescentes e cirurgia plástica: quando a influência de celebridades supera todos os...

Adolescentes e cirurgia plástica: quando a influência de celebridades supera todos os motivos

23
0

A exposição à celebridades cada vez mais magras, com roupas justas e padrões de beleza elevados, levam muitas meninas e meninos a cogitarem a cirurgia plástica.

Segundo pesquisa publicada no Journal of Adolescent Health, as estrelas de Hollywood determinam o padrão de beleza que deve ser seguido por jovens que as admiram, influenciando decisivamente o aumento de adolescente a realizarem procedimentos estéticos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os adolescentes já respondem por 8% dos procedimentos cirúrgicos estéticos no Brasil, porcentagem que representa mais de 37 mil jovens.

Os procedimentos mais procurados pelas meninas são: cirurgia de orelha e de nariz, a prótese mamária e a redução dos seios. Já os meninos, buscam a redução de mama masculina.

Entretanto, é preciso muita cautela em consentir com qualquer tipo de procedimento nessa fase da vida, onde o ser humano passa por várias mudanças físicas, psicologias e comportamentais, que muitas vezes não justificam a opção pela cirurgia plástica. Uma conversa com todos envolvidos na educação do adolescente – pais, professores, médicos – é essencial na hora de decidir se o procedimento deve ser realizado ou não e o assunto sobre a influência do ídolo do adolescente deve ser discutida.

É importante destacar que a cirurgia plástica deve ser feita somente quando há um forte  abalo da autoestima e do estado emocional do jovem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui