Início Saúde Física Acompanhamento com a especialidade vascular pode prevenir AVC

Acompanhamento com a especialidade vascular pode prevenir AVC

: O Acidente Vascular Cerebral - AVC é uma doença que necessita da máxima atenção nos sintomas e exige atendimento médico imediato.

407
0
AVC
AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um quadro de saúde grave, que ocorre, geralmente, por consequência de problemas circulatórios.

Trata-se de uma emergência médica, causada pela obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos no cérebro. O quadro pode ser classificado entre isquêmico (AVCI) ou hemorrágico (AVCH).

De acordo com o cirurgião vascular e membro da Comissão de Diretrizes e Consenso da Doença Aterosclerótica Extracraniana da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bonno van Bellen, o quadro é decorrente, na maioria das vezes, da doença arterial obstrutiva – a aterosclerose. Essa doença pode ocorrer em qualquer artéria do corpo humano e, no caso do AVC, acontece na artéria carótida cervical ou em suas ramificações no crânio.

É caracterizado pela paralisia ou perda da função muscular e sensibilidade do braço, perna ou face, dificuldade na fala e visão. São raros os casos com piora em curto prazo.

Idade, etnia, hipertensão, arritmia cardíaca, diabetes, obesidade, histórico familiar, tabagismo, colesterol alto, insuficiência renal, sedentarismo e consumo excessivo de álcool ou tabaco, estão entre os principais fatores de risco para o quadro.

A melhor forma de evitar o AVC e as suas consequências é a adoção de bons hábitos de vida, com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Principalmente nesse momento de pandemia é importante ter apoio para manter a saúde em dia. Uma das ferramentas que podem auxiliar nesse processo é a consultoria da Victory Saúde.

Através da gestão de saúde integrada, eles implementam planos de ação específicos para cuidar da sua saúde de maneira assertiva e preditiva.

O acompanhamento médico, para controle dos problemas de saúde causadores do AVC, também é importante. “Os exames mais importantes são aqueles relacionados com a identificação dos fatores de risco, com o objetivo de detectá-los e controla-los”, alerta Dr. van Bellen.

O cuidado diário é o que auxilia na prevenção contra o AVC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui