Início Saúde Física Acne – O que fazer?

Acne – O que fazer?

83
0

A acne é uma condição comum da pele e afeta meninos e meninas, principalmente na adolescência, mas pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em bebês recém-nascidos.

Apesar de ser comum, as informações e os mitos contraditórios e imprecisos tornam a acne difícil de lidar. Além disso, o que pode ajudar uma pessoa pode não ser útil a outra e o sucesso de remédios disponíveis depende da gravidade da condição.

Causas

A pele é coberta por pequenos buracos chamados folículos. Estes contém as glândulas sebáceas, que produzem o sebo (óleo que impede que o cabelo e a pele sequem).

Durante a puberdade, os hormônios podem causar excesso de produção deste sebo, de modo a se aglomerar em conjunto com as células mortas da pele no interior do poro. As células e o óleo ficam presos dentro do poro formando assim a acne.

Caso as bactérias que vivem na pele (Propionibacterium acnes) entrem na obstrução dos poros, elas podem se multiplicar e causar inflamações

Além de fatores hormonais, tem sido sugerido uma ligação entre a alta carga glicêmica e a acne. Maquiagem oleosa deve ser evitada, pois pode entupir os poros, assim como a poluição e a alta umidade. Em adultos, a acne pode ser agravada pelo fumo.

O que fazer

  • Para evitar o acúmulo de óleo, o rosto deve ser lavado pela manhã e à noite, com água morna e um sabonete suave. É recomendada a lavagem após o exercício físico; depois de usar capacete ou chapéu, porque o suor pode causar o entupimento.
  • O uso de um pano, esponja de malha ou qualquer outra coisa que pode irritar a pele deve ser evitado. Produtos suaves sem álcool são os melhores; adstringentes, tônicos e esfoliantes pode irritar e secar a pele, tornando a acne ainda pior. Espremer as espinhas pode agravar ainda mais a situação, provocando, até mesmo, cicatrizes.
  • Como o óleo de cabelo pode ficar no rosto, lavá-lo regularmente ajuda.
  • Produtos contendo peróxido de benzoíla ou ácido salicílico ajuda a limpar a pele em casos de acne leve.

Não existe um tratamento mágico que funcione para todos. No entanto, qualquer tratamento deve ser continuado após a acne limpa para evitar a “volta” das espinhas.

 Em qualquer caso, é importante ir ao dermatologista para que este forneça terapias próprias para seu problema.

Informações Medical News Today

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui