No próximo sábado, 26, comemoramos o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data serve como um convite para que a população em geral, pais e principalmente os adolescentes reflitam sobre a importância do diálogo aberto e da informação. Nos dias atuais a sexualidade entre os jovens começa cada dia mais cedo.
Alguns aspectos geram dúvidas e polêmica. Será que a mídia apela demais à sensualidade? Será que os pais ainda sentem dificuldade de falar sobre sexo e medidas contraceptivas com seus filhos? O que é preciso fazer para que esse índice diminua e para que cada vez mais as meninas possam adquirir responsabilidade para aproveitar uma das melhores, e senão a melhor fase de nossas vidas que é a adolescência?
O Blog da Saúde ouviu a Dra. Denise Coimbra, ginecologista especialista em saúde da mulher para saber quais são as dúvidas mais frequentes entre as adolescentes sobre gravidez e prevenção. Confira.
1) Como tomar a pílula anticoncepcional?
Contraceptivos orais, popularmente chamados de pílula anticoncepcional, são tomados diariamente para impedir a liberação dos ovos do ovário. Isso também ameniza o fluxo durante a menstruação e protege contra doenças inflamatórias pélvicas, câncer de ovário e câncer endometrial. Por outro lado, a pílula aumenta o risco de doença cardíaca, incluindo pressão alta, coágulos sanguíneos e obstrução de artérias. Se usada corretamente, a pílula tem entre 95-99,9% de eficiência na prevenção da gravidez. Você precisa de orientação médica para certificar-se que não terá problemas.
2) Existe algum exame para saber qual o melhor anticoncepcional que a menina deve usar ou só de olhar o médico já sabe qual é o melhor?
Não existe o melhor método anticoncepcional para todas as mulheres. Existe o mais adequado para cada caso. Sabendo a história clínica da menina, o médico pode avaliar, a princípio, o mais adequado e este método pode ser reavaliado mais tarde. Existe, ainda, em associação para contracepção, tratamento para outras doenças como: TPM, endometriose, mioma, acne, hirsutismo (aumento de pêlos), etc.
3) Queria saber se quando o anticoncepcional acaba posso manter relações normalmente ou corro o risco de engravidar?
O anticoncepcional é seguro para 28 dias, portanto no intervalo entre as cartelas é seguro ter relações, mas se fizer o dito “descanso” da pílula poderá engravidar no mês seguinte. Cuide-se! Não esqueça de sempre usar preservativo para evitar DST.
4) O que é o implante hormonal como método contraceptivo?
São dispositivos colocados sob a pele, que apresentam liberação lenta de hormônios para circulação, sem passagem gástrica e hepática. Por isso, tem a vantagem em relação ao método diário de ingestão gástrica, como a pílula, que pode ter efeitos colaterais, como náuseas e vômitos.
“O método anticoncepcional deve ser decidido pelo médico, que deve sempre reforçar a importância do preservativo para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Agora que você está super por dentro do assunto avise todas as suas amigas! Como? Clique aqui”
[…] Os anos se passaram e com eles as inovações foram chegando. Até a famosa “pílula do dia seguinte” já existe. Bem, o certo é que desde a década de 60 até hoje muitas ainda são as dúvidas sobre este método anticoncepcional. […]
[…] colocará a urina neste chip (similar a um teste de gravidez), e então deverá plugá-lo no celular ou computador para receber o diagnóstico em minutos – se […]