Início Saúde Física 26 de junho – Dia Nacional do Diabetes

26 de junho – Dia Nacional do Diabetes

101
0

A data de hoje é marcada pelo Dia Nacional do Diabetes, doença que acomete cerca de 14 milhões de brasileiros.

O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo ou quando este hormônio não é capaz de agir de forma adequada. A função da insulina é transformar a glicose ingerida em energia. Quando este hormônio não age da forma correta ou há pouca quantidade, a glicose fica no sangue em grande quantidade e gera o diabetes.

Há três tipos de diabetes:

  • Tipo 1: Pode ocorrer com pessoas de qualquer idade. Neste caso, os portadores deste tipo de diabetes necessitam de injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores normais.
  • Tipo 2: Geralmente acontece em obesos com mais de 40 anos, consequência dos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. Há presença de insulina neste caso, mas todo o processo é dificultado pela obesidade.
  • Gestacional: Pode ocorrer com qualquer grávida. Alguns fatores podem gerar este problema, como: idade materna avançada, ganho de peso excessivo, sobrepeso ou obesidade, histórico de partos de bebês grandes (mais de 4 kg), hipertensão arterial e gestação de gêmeos.

Para poder descobrir o diabetes é preciso fazer um exame de sangue e realizar consultas médicas periodicamente. Além disso, adultos maiores de 45 anos, com parente de primeiro grau com diabetes, obesos, hipertensos, com colesterol elevado, quem sofre com ovários policísticos e sedentários precisam medir diariamente a taxa de glicose.

A prevenção do diabetes é possível. É importante manter hábitos de vida saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, consumir fibras, diminuir a ingestão de sal e gorduras e controlar o peso.

 Informações da Rede D’or São Luiz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui