Início Últimas Notícias 25 de novembro: Dia Nacional do Doador de Sangue. Participe!

25 de novembro: Dia Nacional do Doador de Sangue. Participe!

55
1

Na semana em que se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, 25 de novembro, o Instituto Nacional de Câncer – Inca conta com a solidariedade para abastecer o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.

A instituição recebe, em média, 1,3 mil pacientes por mês, realizando aproximadamente 700 cirurgias. A coordenadora de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, informa que houve uma redução nas doações voluntárias na segunda quinzena deste mês.

Como os pacientes realizam cirurgias, tratamento quimioterápico e radioterápico, além de transplantes de medula óssea, são necessárias transfusões de sangue frequentes.

O Banco de Sangue do Inca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Rio de Janeiro. Para a doação de plaquetas, é necessário marcar horário nos telefones: (21) 2506-6021 e 2506-6580.

Em Brasília, a data será marcada com o lançamento da campanha “Faço Parte desta Corrente – Doo o Meu Melhor” pela Fundação Hemocentro. O objetivo da iniciativa é formar uma corrente em prol da doação voluntária de sangue e medula óssea. A fundação fica no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 03, conjunto A, Bloco 03, próximo ao HRAN, no início da Asa Norte. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 18h. Telefone para informações: 160 ou (61) 3327-4424.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo também promove ações especiais na capital, em Campinas e em Marília para incentivar a doação e comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue. Na programação, estão previstas apresentações musicais e artísticas.

O posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar. O Hemocentro de Campinas se localiza rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária. Já o Hemocentro de Marília está na rua Lourival Freire, 240 – Fragata.

A lista com todos os postos de coleta no Estado pode ser consultada no site da Secretaria. Para informações sobre outros postos de coleta da Fundação Pró-Sangue, ligue no Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site da fundação ou siga o twitter da @pro_sangue.

Posso doar?

Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Para a doação, a pessoa não deve vir em jejum, mas deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento e, em caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses. É preciso trazer documento de identidade original com foto.

Comprometa-se com esta iniciativa e faça a sua parte!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui