Início Últimas Notícias 2 mil academias públicas serão instaladas, anuncia Ministro

2 mil academias públicas serão instaladas, anuncia Ministro

57
0

Foram anunciados os municípios beneficiados pelo Programa Academia da Saúde – estratégia lançada em abril que estimula a criação de espaços para a prática de atividades físicas e lazer.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, divulgou que serão instaladas 2 mil academias em 1.828 municípios de todo do Brasil.

Estes locais, construídos para a prática de atividades físicas, serão públicos e voltados para os serviços de atenção básica, segundo informações do Ministério da Saúde.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, afirmou Padilha.

Segundo o ministro, a construção dessas academias é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Essas medidas estão previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT, que tem a meta de reduzir 2% ao ano as mortes em decorrência dessas doenças.

A finalidade do Plano de Ações é melhorar os indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade, conforme o Ministério da Saúde.

Confira aqui a lista dos municípios beneficiados com o Programa Academia da Saúde.

Combate ao sedentarismo e à obesidade

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que sejam praticados, no mínimo, 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias da semana.

De acordo com o estudo Vigitel 2010, no Brasil, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, tendo maior adesão entre os homens, 18,5%, em comparação a 12% entre as mulheres.

O estudo mostra que 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre. A pesquisa revela também que 48% dos brasileiros estão acima do peso, sendo que 15% destes estão obesos.

Nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam mais de três horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana, conforme mostra a pesquisa.

Um dado do estudo expõe a importância de se criar espaços públicos destinados à atividade física voltados para população de baixa renda: apenas 12% da população com menos escolaridade é ativa enquanto na população com 12 anos, ou mais, de escolaridade esse número sobe para 20%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui