Início Saúde Social 1 doação de sangue salva 4 vidas

1 doação de sangue salva 4 vidas

57
0

bloguinho_coracaoApenas 1,9% da população doa sangue. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal para suprir as necessidades seria que esse índice subisse para 3%. Vamos intensificar a campanha de doação de sangue, pessoal? Olha como é importante: dados do Hemocentro de São Paulo mostram que até quatro pessoas podem ser beneficiadas com uma doação.

Para quem tem ainda o “pé atrás” com a doação de sangue, saiba que a quantidade de sangue colhida não afeta a saúde do doador e a recuperação é imediata. É seguro tanto para o doador como para o paciente porque o sangue doado é testado para doenças como hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV, sífilis e doença de Chagas.

Para doar:

Você precisa ter entre 18 e 68 anos e mais de 50 quilos. Jovens com 16 ou 17 anos também podem doar, desde que tenham autorização do responsável legal. No dia da doação, é preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Vai doar? Localize na sua cidade o Hemocentro mais próximo de você AQUI.

Detalhes sobre os requisitos básicos para doação de sangue AQUI e conheça as etapas da doação AQUI

De acordo com o Decreto-Lei 5.452, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada. Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme preconiza a Lei Federal 1.075.

*Com informações da Agência Brasil e Pró-Sangue

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui