Ocultar

HPV: Talvez você não saiba tudo sobre ele…


Você sabe o que é HPV?

O HPV ou Human Papiloma Virus (Papilomavírus Humano) é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais, tanto dos homens quanto das mulheres, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis.

Trata-se de uma infecção adquirida por meio de contato sexual. É altamente contagiosa e a melhor prevenção é o uso de “camisinha”.

Com mais de 140 diferentes tipos, o vírus HPV, após o contágio, pode permanecer “adormecido” (sem causar lesões), provocar o aparecimento de verrugas (mãos, pés, genitais ou outras localizações) ou induzir o desenvolvimento de câncer do colo do útero.

Estima-se que 50% a 75% dos homens e mulheres sexualmente ativos entrem em contato com um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas.

Por isso, é importante a prevenção, cuidados constantes, consultas periódicas ao médico e exames preventivos.

Seu diagnóstico é feito por meio do papanicolaou ou da colposcopia, e o diagnóstico de certeza é feito por meio de biópsia da área suspeita.

Vacina

Já existe vacina contra o HPV, a vacina Quadrivalente. No entanto, é importante destacar que ela protege contra alguns tipos do vírus e apenas para quem nunca teve contato com eles.

Como o próprio nome diz, a vacina é eficaz contra quatro deles: 6, 11, 16 e 18, tidos como principais causadores de câncer do colo de útero e verrugas genitais.

Hoje, há inclusive uma polêmica em relação ao acesso da população e seu alto custo, como vem acompanhando o Blog da Saúde.

Para esclarecer dúvidas e saber mais sobre o HPV, o câncer de colo de útero e a vacina, conversamos com o Dr. Glauco Baiocchi Neto, diretor do Departamento de Ginecologia do hospital H.C. Camargo, durante o Conarh 2010.

 


Comentários

9 Respostas para “HPV: Talvez você não saiba tudo sobre ele…”
  1. talita disse:

    eu tenho hpv eu posso ter cancer ou posso cuidar antes que aconteça

  2. marcos disse:

    gostaria de sabe se mesmo a doença sendo tratada ela pode ser transmitida para outra pessoa

  3. Cláudia disse:

    Dr., tenho HPV ( foi detectado e tratado ), o fato é que minha filha mais nova tem 4 anos de idade e durante toda a gravidez tive a preocupação de infectá-la. Ocorre que assistir o Programa Bem-Estar de 21/06/2011, fiquei preocupada ao saber que, para gestantes que possuem o vírus, o recomendado é o parto cesariana, o que não ocorreu.O parto foi normal.Há risco de minha filha está infectada? que devo fazer?

  4. mirela disse:

    hpv tem cura? e qual o tratamento para mim!

  5. Eliane disse:

    Tenho hpv já tratei com ácido, fiz biopsia e todos os procedimentos, até a vacina já tomei. Porem fiz mais uma revisão e descobri que a vacina ainda não fez efeito, os exames revelaram que estou com imunidade baixa por isso as vacinas não fizeram efeito. Qual o procedimento que devo seguir agora?

    • blogdasaude disse:

      Eliane, a indicação deve ser feita pelo médico que te acompanha. Não podemos dar nenhuma orientação pela internet mais clara, já que o seu médico deve ter o seu histórico, diagnóstico e pode examiná-la. Não deixe de consultá-lo. Abraços

Comente

Deixe aqui sua opinião...