Blog da Saúde
17°C | Sao Paulo, São Paulo | 23 / 05 / 2012
Ocultar

13ª Jornada Nacional de Imunizações


Vem aí a 13ª Jornada Nacional de Imunizações que, este ano, será realizada juntamente com a 3ª Jornada Paulista de Imunizações, promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e sua regional de São Paulo.

Com o tema “Imunizando a família – Estratégias para uma proteção mais ampla” o evento reunirá cerca de 1.500 profissionais da saúde para debater com mais de 40 especialistas os avanços na prevenção de doenças infectocontagiosas.

O congresso, que acontecerá de 26 a 29 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, abordará temas como: os progressos tecnológicos, as mudanças nos calendários vacinais, as novidades nas pesquisas contra a dengue, vacinas em um cenário de guerras e catástrofes climáticas, entre outros.

As Jornadas são abertas a médicos, enfermeiros, farmacêuticos, profissionais de gestão em saúde e estudantes. Nesta edição, são esperados cerca de 1.500 participantes, estes poderão frequentar a exposição, que contará com um total de 16 estandes.

A programação do evento está dividida em quatro dias: no primeiro vai ocorrer o “Curso básico de imunizações” e outros, como “Manejo dos diferentes calendários de vacinação” e “Rotinas de um serviço de Vacinação”. Nos dias seguintes, os temas serão divididos entre “mesas redondas” e “sessões interativas”.

A importância da proteção coletiva

O tema do evento visa chamar a atenção para a importância da vacinação de toda a família para que o país alcance melhores metas de cobertura vacinal, segundo a médica Isabella Ballalai, Presidente da Comissão Científica das Jornadas.

Esse cuidado também contribui para a proteção de pessoas que não podem receber determinadas vacinas ou que não estejam completamente imunizadas. Esses indivíduos ficam mais suscetíveis à ação de vírus e bactérias, como no caso das crianças pequenas, que ainda não completaram o calendário básico de vacinação, e de quem está com o sistema imunológico comprometido, acrescenta a médica.

Portanto, os que estão nessas condições serão beneficiados diretamente se todos que mantêm contato com eles estiverem vacinados. Além dessa prevenção refletir na saúde da população de um modo geral, pois ajuda a reduzir a circulação de vírus.

Inovações que serão apresentadas

O evento é um reflexo da quantidade de informação que é produzida no campo da vacinologia atualmente, cenário que só é possível por causa dos avanços tecnológicos em pesquisas científicas.

As vacinas serão grandes aliadas da população nos esforços de combate à dengue, afirma Renato Kfouri, presidente da SBIm. Por essa razão, os avanços no enfrentamento da doença serão tema da conferência do médico Luiz Jacintho, do Instituto Internacional de Vacinas (IVI) de Seul, na Coreia do Sul, organização patrocinada pela fundação Bill e Melinda Gates.

Nesse cenário também estão as pesquisas de produção de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assunto que será abordado pelo médico Reinaldo Martins, do Instituto de Tecnologia em Imunobilógicos Bio-manguinhos.

Novidade: clínica de vacinação de excelência

Uma inovação no evento será a instalação de uma clínica de imunização modelo. Na “Clínica SBIm”, que ficará disponível para a visitação dos congressistas, será possível ver, na prática, como são aplicadas as normas estabelecidas pela Anvisa e pela própria SBIm para o manuseio e conservação adequados de imunobiológicos; atendimento ao público e registro de informações, por exemplo.

“Nesse espaço também serão realizadas oficinas para médicos e enfermeiros com orientação sobre aplicação correta de vacinas, forma adequada de descarte de seringas e outros materiais, manutenção da cadeia de frio – cuidado essencial para a conservação adequada de vacinas – entre outros temas”, adiantou Renato Kfouri.

As jornadas contam com o apoio das seguintes instituições:

Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria, Sociedade Paulista de Infectologia, Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem, Sociedade Latino-Americana de Infectologia Pediátrica, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Programa Nacional de Imunização – PNI e da secretaria de Saúde do Estado de SP.

A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site.

Imagem: SBIM

13º Jornada Nacional de Imunização e 3º Jornada Paulista de Imunização
Local: Centro de Convenções Rebouças – São Paulo (SP)
Data: 26 a 29 de outubro de 2011
Horário: A partir das 8h
Inscrição com desconto até 14/10
Mais informações: Telefone (11) 3255 5674

Related posts:

  1. Quais imunizações fazer quando se vai viajar
  2. VII Jornada de Psicologia da Saúde
  3. Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial – Cuide do seu coração
  4. Dia Nacional de Controle da Asma
  5. Médicos em paralisação nacional amanhã, 21

 

Comentários

Uma Resposta para “13ª Jornada Nacional de Imunizações”

Comente

Deixe aqui sua opinião...