Ocultar

Campanha Nacional de Vacinação: poliomielite e sarampo


A campanha contra pólio será realizada em duas etapas, dias 18 de junho e 13 de agosto de 2011.

Quem deve tomar as duas gotinhas?
Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.

A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.

Histórico

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Vacinação contra o Sarampo

Em 2011, a campanha de vacinação contra a poliomielite terá uma novidade. No início da primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, municípios de oitos estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Nos municípios desses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

Municípios das demais unidades da federação vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo no dia 13 de agosto (começo da segunda etapa de vacinação contra a pólio).

Esta vacinação contra o sarampo é chamada “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus do sarampo.

Histórico

A última “campanha de seguimento” ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1; nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a influenza pandêmica.

Planejada para 2011, a “campanha de seguimento” do sarampo aconteceria, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto. Porém, um surto de sarampo na Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, sendo 5 mil somente na França, fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias.

Com a proximidade das férias de meio de ano, foram levados em conta três critérios para identificar os estados onde a “campanha de seguimento” contra o sarampo será antecipada nos estados com: maior fluxo turístico; densidade populacional, dificultando operações efetivas de bloqueio vacinal, em caso de surtos; e em localidades com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos.

Assim foram identificados os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.

Veja no quadro abaixo as vacinas que as crianças devem tomar, de acordo com a idade, a data da campanha de vacinação e o estado onde vivem:

Campanhas Nacionais Datas Público UF
1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 18 de junho (Dia de Mobilização) a 22 de julho Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os estados e municípios
1ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os municípios de: AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS, SP
2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 13 de agosto (Dia de Mobilização) a 16 de setembro Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os estados e municípios
2ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os municípios de: AC, AM, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RN, RO, RR, SE, SC, TO e DF

1. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas?
Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas.

2. As vacinas têm contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças e/ou tratamentos que afetem o sistema imunológico) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.

3. Onde vacinar as crianças?
Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento.

4. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.

5. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Restou alguma dúvida? Não deixe de perguntar!


Comentários

124 Respostas para “Campanha Nacional de Vacinação: poliomielite e sarampo”
  1. Ligia Abrão disse:

    Olá! Vimos no noticiário que amanhã teremos a campanha de vacinação. A Ana Luiza tem 28 dias, então, não tomou a primeira dose da vacina. Devo levá-la para a 2ª dose ou aguardar para que tome aos 2 meses seguindo o calendário de vacinação do bebê? Grata desde já! Ligia

    • blogdasaude disse:

      Ligia, segundo o Ministério da Saúde "Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente". Portanto, ela está dentro do grupo indicado e deve tomar. Abraços

  2. Kelly disse:

    Minha filha tem 45 dias, não era nascida quado foi feita a campanha da primeira dose.Eu espero ela completar 2 meses para segundo o calendário de vacinação tomar a 1.dose, ou ela tem que tomar agora?

    • blogdasaude disse:

      Kelly, segue a resposta do Ministério da saúde: "Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas. O ideal é que você vá ao posto de saúde para uma avaliação sobre o seu caso." – Abraços

  3. Fabiola disse:

    Meu neto tem 50 dias de nascido.Precisa tomar a gotinha neste sabado dia 13/08 ?

    • blogdasaude disse:

      Fabiola, a recomendação do Ministério da Saúde é de que "todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as gotinhas para prevenir a paralisia infantil". Como já está na segunda fase da campanha, ou seja, as crianças já tomaram a primeira dose em junho e agora retornam aos postos para receber a segunda, o Ministério recomenda que "converse com um profissional de saúde no posto de saúde e tire as suas dúvidas". Abraços

  4. leticia cruz disse:

    meu filho tomou a vacina da polio no dia 01 de agosto, pode tomar a vacina da capanhan no dia 13 de agosto?

  5. Lidiane disse:

    MInha filha está com a garganta mt inflamada, dando febre de 39.. Posso vaciná-la? Obriagada

    • blogdasaude disse:

      Lidiane, o Ministério da Saúde recomenda que nesses casos, é melhor consultar o pediatra da criança. "As crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem." Abraços

  6. antonio carlos mann disse:

    quero saber os locais mais proximo da vila da penha no RJ onde posso vacinar as crianças

    • blogdasaude disse:

      Antonio, quando há campanha, os postos da rede pública oferecem as vacinas. Para saber informações relacionadas ao Rio de Janeiro, entre em contato com a ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde RJ – 0800-0255-525. Abraços

  7. Daniela disse:

    Meu filho tem 40 dias, ele deve ser vacinado na campanha ou aguardar 2 meses para tomar essa vacina?

  8. Jucelia disse:

    meu filho fez 4 anos em abril/2011 e tomou a 2ª dose da vacina contra Sarampo, hoje qdo ele tomou a vacina da polio. (da campanha) tomou novamente pra Sarampo, esta certo? Não tem nenhum problema ja que so tem 2 meses que ele tinha tomado…

  9. maciana disse:

    ola,tenho um bebe de 7 mese e 28 dias esta gripado posso leva ao posto de vacinaçao para torma vacina da paralisia infantil

  10. dayane ferreira disse:

    minha filha vacinou hoje dia 13, mas a medica so deu uma gotinha e quando perguntei ela falou quera mesmo apenas uma, mas fiquei sabendo que sao duas gotinhas. minha filha tem um ano e cinco meses, ela corre algum risco? obrigada

  11. isabel cristina disse:

    meu filho tem 5anos e 4 meses,ele foi vacinado contra o sarampo aos 04 anos,mas não tomou o reforço da campanha eu ainda posso leva-lo ao posto para ele tomar o reforço

  12. Adriana disse:

    Não pude levar minha filha para vacinar contra a polio no dia da campanha, eu posso levá-la outro dia?

  13. Fabiana disse:

    Levei meu filho para vacinar no posto de saúde contra sarampo e na aplicação uma gotinha não caiu na boca dele, a enfermeira aplicou mais uma, depois ele passou a mão na boca eu pedi que aplicasse novamente e ela aplicou mais duas. isso traz algum risco para a criança, há perigo de superdosagem

  14. patricia disse:

    Olá,a minha filha de 1 ano e 1 mês tomou essa vacina de sarampo ontem no braçinho e de madrugada ela teve febre de 38.6°…e hj á tarde e agora a noite tbm,não consigo fazer a febre baixar,isso é normal?
    Obrigada!

    • blogdasaude disse:

      Patricia, segundo o Ministério da Saúde, "É preciso que os relatos dos eventos adversos pós-vacinais sejam apreciados numa perspectiva adequada, sabendo-se que muitos deles consistem em associações temporais em que a vacina muitas vezes não é a responsável. No geral as manifestações são leves e desaparecem em poucos dias. Febre pode surgir entre o 5º e 12º dia após vacinação, em geral durando de um a dois dias, podendo ocorrer em 5% a 15% nos primovacinados". Abraços

  15. cristianne disse:

    Estou muito aflita porque meus filhos, de 1 ano e 5 meses, tomaram no posto a vacina da polio dia 3/8 e lá disseram que era para dar de novo dia 13/8. Dei porque assim me orientaram no posto e pensei que fosse inofensivo. Agora soube que há casos raros em que se desenvolve a doença a partir da vacina. Estou com medo de super dosagem.

  16. Girlaine disse:

    Bom dia! Tenho 26 anos e não tomei a vacina contra rubeola na campanha, quero engravidar, mas gostaria de me vacinar antes, moro no RJ como devo proceder?!

  17. JOYCE disse:

    gostaria de saber se são doses (1 paralisia infantil duas gotinhas ) e ( 2 injeção no braço sarampo) é assim mesmo? por que minha filha tem 2 anos e meio e só tomou uma injeção no bracinho?

  18. emanuelle disse:

    Olá esqueci de levar meu filho para vacinar contra a poliomelite no dia 13/08 posso levar em algum posto para ele tomar a vacina.

  19. Francis disse:

    Boa tarde! Perdi no sábado a campanha do dia13/08 da 2ª dose da Pólio p/ dar ao meu filho. Posso ir ao posto próximo de minha casa p/ ele ser vacinado? Ele tem 3 anos e esta em dia com as vacinas.

  20. Nadia disse:

    Olá, meu filho tem cinco anos e tomou a segunda dose da vacina contra o sarampo em 18/05/2011. Ele precisa tomar novamente? Gostaria de saber se esta vacina da camapnha é a mesma que ele tomou em maio. Muda alguma coisa?

  21. Fran disse:

    Meu filho não tomou a vacina da campanha do dia13/08 , agora o posto de saúde se negou a dar vacina. Isso é correto? O que fazer p/ que ele possa tomar a vacina?

  22. VIVIANE disse:

    vacinei meu filho de 3anos e 10 meses contra sarampo no dia 28/07/2011 (quando começou vacinação aqui em Brasilia/DF,estava em caldas novas GO, no dia da campanha e a enfermeira junto com a vacina de polio queria dar novamente a de sarampo,nao aceitei porque havia apenas 15 dias que ele havia tomado,se ela tivesse aplicado novamente ele poderia ter dado alguma coisa tipo super dosagem?

  23. maria cristina disse:

    No dia da 2ª dose da vacinação eu estava em Brasilia-DF, e não vacinei meu filho de 3 anos. Como soube que iria ser prolongada resolvi deixar pra aplicar aqui no Rio mesmo. Hoje não encontro um local para fazê-lo, e agora como faço??

    Moro em São gonçalo, rj.

    Pode me dizer onde encontro??

    obrigada.

  24. ernani disse:

    quero saber se a criança que esta com as vacina todas em dia é obrigatorio vacinar em todas as campanhas.

    • blogdasaude disse:

      Olá Ernani, o Ministério da Saúde não tem como obrigar os pais a levarem seus filhos aos postos de saúde nas campanhas. Porém, as campanhas de seguimento são calculadas a fim de proteger a população de doenças que possam vir de outros países, como é o caso do sarampo; são também feitas priorizando áreas de maior risco etc. Por esses e outros fatores, é importante levar os filhos das faixas etárias indicadas. Abraços

  25. Jane disse:

    Ola minha filha tem 1 ano e 8 meses e esta tomando antibiotico tem algum problema???

  26. angela disse:

    minha filha tinha parado de toma antibiodico na sexta e no sabado levei no posto e a pediatra falou que podia dar a vacina asim mesmo eu dei mas estou com medo de acontecer alguma coisa tem algum poblema sera que fais mal

  27. Max disse:

    Sábado, 18/08, levei meu filho, 2 meses e 20 dias de idade p vacinar contra pólio, dose injetável, conforme orientação médico-pediatra. Chegando lá, Posto SUS, disseram que só aos três meses.Não me explicando se era a Injetável ou gotinha. O que faço, visto q ele tomou a 1ª anti polio(gota) aos 2 meses?
    Meu filho terá que tomas as duas doses injetáveis, dois e quatro meses?

  28. Geraldo Leal disse:

    A apresentação da carteira de vacinação é obrigatória e impede o recebimento da vacina da poliomielite?

  29. bianca disse:

    minha bebe nao tomou a vcina no sabado e=ainda estao dado no posto

  30. daiane disse:

    ola meu filho temdois anos e gostaria de saber se a vacina daa canpanha que comeca neste sabado e gotas ou enjetada

  31. Edvan Gomes disse:

    No dia 30/05/14 minha filha foi vacinada com a mesma vacina da campanha e no sabado foi vacinada de novo com a mesma vacina tem algum problema ou algum efeito colateral?? Estou desesperado com isso.

  32. Bruna disse:

    Minha filha fez 6 meses dia 11/11/14,faz 10 dias que ela tomou a terceira dose da vacina contra poliomelite e também tomou a triplice viral, gostaria de saber se devo vacina-la de novo na campanha de vacinaçao?!E também tenho duvida se Preciso esperar algum tempo para vacina-la de novo?! Aguardo retorno! Atenciosamente

  33. Márcia disse:

    Olá, minha filha tem 7 anos ela já tomou as duas doses, a ultima com 6 anos e até em uma das doses ela passou mal, com mal estar e fraqueza a pressão baixou! tenho que vacinar de novo contra sarampo?

Comente

Deixe aqui sua opinião...