Blog da Saúde
18°C | Sao Paulo, São Paulo | 23 / 05 / 2012
Ocultar

Anvisa propõe banir inibidores de apetite


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira (23), audiência pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e derivados da anfetamina (anfepramona, femproporex e mazindol).

Os produtos à base dessas quatro substâncias atuam no sistema nervoso central como inibidores de apetite e devem ser retirados do mercado brasileiro devido aos altos riscos à saúde que podem acarretar.

O que já foi feito

A sibutramina tem sido cada vez mais banida até chegar a essa possível proibição. A substância passou a receber a classificação de anorexígena (atua no sistema nervoso central), e a tarja dos medicamentos mudou de vermelha para preta.

Além disso, foi determinada a dose máxima que um médico pode prescrever do medicamento: 15 miligramas diárias.

Após as restrições, as vendas de inibidores de apetite com sibutramina caíram 60% – o que significa que as intenções da agência foram alcançadas: maior prudência ao utilizar a substância.  Até então, a droga era a mais usada para perder peso.

O que se espera

A indicação da Anvisa está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme). O órgão recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.

Segundo nota técnica da área de Farmacovigilância e da gerência de Medicamentos da Anvisa, a sibutramina apresenta baixa efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo. Além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários.

Os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central.

Esses fatores tornam insustentável a permanência destes produtos no mercado, mesmo se forem consideradas as melhorias já implantadas no processo de controle da venda destes medicamentos.

Nota Oficial

A nota técnica da Anvisa destaca, ainda, que esses medicamentos não são comercializados em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco aos usuários.

As novas evidências científicas, aliadas aos dados obtidos por meio das ações de vigilância pós-mercado da Anvisa, apontam para a necessidade de retirada dos inibidores de apetite do mercado brasileiro, não havendo justificativa para a permanência destes produtos no país.

Related posts:

  1. Anvisa determina dose máxima para medicamento utilizado como inibidor de apetite
  2. Anvisa: produtos suspensos
  3. Anvisa e FDA: Acordo para agilizar registro de medicamentos
  4. Anvisa – Propaganda de remédios proibida
  5. Anvisa – Banco de dados com informações e preços de produtos para a saúde

 

Comentários

Uma Resposta para “Anvisa propõe banir inibidores de apetite”

Comente

Deixe aqui sua opinião...