Ocultar

Vacina contra HIV obteve a melhor efetividade até o momento


Três laboratórios russos se juntaram para desenvolver a vacina considerada a mais efetiva até o momento contra o vírus da AIDS.

A efetividade chegou a 30% nos testes, se o paciente receber seis doses anuais, o que pode salvar um milhão de vidas ao ano, segundo o Departamento de Aids do Instituto de Imunologia da Rússia.

O trabalho conjunto dos três laboratórios acelerará o estudo e simplificará o processo. Por volta de 500 portadores do HIV foram selecionados para participar dos testes de laboratório.

Os responsáveis afirmam que, por enquanto, só uma dose contra o HIV desenvolvida nos Estados Unidos e provada na Tailândia demonstrou efetividade relativa.

Últimos dados sobre infectados pelo HIV, segundo ONU

Boas notícias: em 2009, o número de pessoas que contraíram o vírus caiu em 20% em relação há 10 anos, com o total de 2,6 milhões de novos infectados.

O novo relatório das Nações Unidas revela que o número de novos casos de contaminação com o vírus da Aids está diminuindo.

O que foi feito

Em 2009, a Aids matou 1,8 milhão de pessoas, 300 mil a menos que em 2004. O diretor-executivo do Unaids, Michel Sidibe, disse que os investimentos em prevenção e tratamento estão dando certo, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

O Unaids informou que a quantidade de pessoas tratadas com antirretrovirais passou de 700 mil em 2004 para 5 milhões em 2009. Outra razão para a redução de casos é o uso de preservativos nas relações sexuais.

Mundo

Em todo o mundo, cerca de 33,3 milhões de pessoas estão vivendo com o HIV. O índice de novas infecções diminuiu ou estabilizou-se em pelo menos 56 países. A África Subsaariana continua sendo a área mais afetada pelo vírus, com cerca de sete em cada 10 novas contaminações.

No Brasil, a prevalência entre adultos continua menor que 1%, por causa do tratamento com antirretrovirais e campanhas de prevenção.

Essas informações são do documento publicado pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, e a Organização Mundial da Saúde, OMS.


Comentários

2 Respostas para “Vacina contra HIV obteve a melhor efetividade até o momento”
  1. Luki disse:

    Achei o site interessante, mas gostaria de saber mais e mais sobre essa vacina

Comente

Deixe aqui sua opinião...