Ocultar

SP: Campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 30 de novembro


A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo decidiu convocar os 12,2 milhões de paulistas, com idades entre 1 e 19 anos, para tomar a vacina contra o sarampo. A proposta é reforçar a prevenção contra a doença, após registros de casos ocorridos em estados brasileiros como Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

A ocorrência em outros estados e a proximidade do período de férias, quando muitos jovens irão viajar pelo Brasil ou para o exterior, reforça a necessidade de prevenção.

A vacinação, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença.

Segundo o calendário oficial de imunização do estado de São Paulo, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses de idade, com reforço entre 4 e 6 anos. No entanto, desde 2008, há indicação de imunização também para pessoas com até 19 anos que não receberam, comprovadamente, a segunda dose.

A campanha vai até o dia 30 deste mês. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na capital o Instituto Pasteur (Av. Paulista, 393) e os terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda também abrem aos finais de semana e feriados, das 8 às 20 horas.

Além da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, os paulistas que comparecerem aos postos de saúde também irão receber doses que estejam em atraso na caderneta, como da vacina contra hepatite B.

“É muito importante que as pessoas busquem proteção contra o sarampo, tomando uma dose da vacina gratuitamente nos postos. Somente dessa forma podemos evitar que o vírus causador da doença possa retornar a circular no Estado”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

E para quem é maior de 19 anos?

A faixa etária de 1 a 19 anos foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a doença durante a campanha contra a rubéola, realizada em 2008, quando receberam uma vacina dupla (rubéola e sarampo).

- Casos de sarampo no Brasil: recorde da década?


Comentários

7 Respostas para “SP: Campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 30 de novembro”
  1. Andréa disse:

    Meus filhos tem 1 ano e 8 meses, tomaram a vacina contra o sarampo com 1 ano, agora eles precisarão desse reforço?

    • blogdasaude disse:

      Olá Andréa, de acordo com o calendário oficial de imunização do estado de São Paulo, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses de idade e o reforço entre 4 e 6 anos. Assim, eles não precisam ser vacinados agora, mas quando atingirem a idade indicada para o reforço. Um abraço, Blog da Saúde.

  2. anicéia disse:

    Olá gostaria de saber se a vacinação só será feita na capital,e se o estado de SP não vai precisar.
    Obrigada…..

  3. Tais disse:

    Queria saber quanto tempo dura a imunização. Tenho 29 anos e tomei qdo criança, preciso tomar novamente?? E minha filha de 11 anos tem que tomar de novo??? Obrigada

  4. Ilka disse:

    Olá! Tomei 3 doses da vacina quando criança (duas antisarampo e uma tríplice viral) e uma dose em agosto de 2008 (tríplice), durante a campanha nacional. Vou para a Europa daqui a duas semanas. Preciso tomar outra dose? Obrigada!

    • blogdasaude disse:

      Olá Ilka, a vacina contra sarampo está incluída no calendário básico de vacinação do adulto. Pessoas de 20 a 59 anos devem tomar uma dose da vacina. A orientação é ir ao serviço de saúde mais próximo para atualizar a carteira de vacinação. O calendário está disponível em: http://bit.ly/p7mJt – Abraços

Comente

Deixe aqui sua opinião...