Superbactéria no DF: Sobe para 135 o número de casos
O número de casos suspeitos de contaminação pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) no Distrito Federal subiu de 108 para 135. A informação é da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Desse total, 48 pacientes permanecem internados em 16 hospitais (nove são públicos e sete privados).
Das 18 mortes que possivelmente haviam sido provocados pela bactéria, 15 foram confirmadas pela Gerência de Investigação e Prevenção das Infecções da secretaria, responsável pelo levantamento da situação nos hospitais.
No Hospital de Base de BrasÃlia (HBB) há 23 casos de pacientes com a bactéria. As pessoas que desenvolveram a infecção são doentes graves da terapia intensiva, da neurocirurgia ou politraumatizados.
Segundo o diretor do HBB, Carlos Schmin, foi preciso fazer um remanejamento para dar maior segurança dos pacientes. O hospital foi dividido em quatro alas: pessoas que tiveram contato com pacientes com a bactéria; pacientes com o quadro infeccioso; portadores da KPC e pessoas que chegam ao hospital.
A superbactéria, que surgiu em 2000 nos Estados Unidos, é hoje uma preocupação mundial. Como já explicou o Blog da Saúde, a KPC é resistente à maior parte dos antibióticos disponÃveis no mercado. Especialistas afirmam que o micro-organismo está presente tanto em hospitais públicos como privados, em vários estados brasileiros.
*Com informações da Agência Brasil.
Related posts:
- Superbactéria confirmada também no Japão
- Superbactéria: Agora nos Estados Unidos e Canadá
- Superbactérias no Brasil – Hospitais serão obrigados a notificar Anvisa sobre novos casos
- Superbactéria: a vilã da vez
- Coqueluche – Número de casos aumenta no Brasil

Blog da Saúde
19 de outubro de 2010











eu quero saber como que
essa bacteria chegol no brasil