Positivo x Negativo – O Que É Bipolaridade?

A bipolaridade é o nome popular dado ao Transtorno Afetivo Bipolar, uma doença psiquiátrica que pode afetar pessoas de todas as idades e que, apesar da sua alta incidência, é pouco discutida pela sociedade.

Por isso, na tentativa de desmistificar e explicar alguns fatos sobre a doença, a seguir vamos entender melhor como o problema se apresenta e como se dá o seu tratamento.


O Que É Bipolaridade?

O transtorno bipolar, chamado antigamente de Doença ou Psicose Maníaco-Depressiva, é um distúrbio psiquiátrico que causa variações no humor. Assim, pessoas que sofrem com o problema apresentam episódios depressivos e de “mania”, que se alternam.

Entretanto, a frequência desses episódios pode variar, assim como a sua intensidade. E, quando a pessoa realiza o tratamento de forma correta, os sintomas apresentam uma melhora considerável, o que faz com que muitos pacientes possam levar uma vida normal.


Quais Os Sintomas?

O sintoma mais característico da bipolaridade é a Mania, que é um estado de humor que torna a pessoa excessivamente sociável, expansiva e eufórica, chegando ao ponto de se tornar um risco para a própria segurança física e financeira.

Assim, pessoas em mania normalmente apresentam os seguintes traços de comportamento:

  • Gasto excessivo de dinheiro;
  • Fala e pensamento acelerados;
  • Reação exagerada a estímulos;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Perda de noção de realidade, chegando ao ponto de apresentar delírios e alucinações (em casos mais graves);
  • Abuso de álcool e drogas ilegais.


dinheiro

Porém, a grande maioria das pessoas que se encontram em mania têm dificuldade para reconhecer o problema, uma vez que a pessoa se sente bem, com o humor elevado.

Além disso, pessoas com o transtorno apresentam também episódios de depressão, normalmente alternados com a mania.

Os sintomas são:

  • Rebaixamento do humor, que podem variar desde a tristeza até, em casos mais graves, tentativas de suicídio;
  • Diminuição da autoestima;
  • Alterações de sono.
  • Diminuição da libido;
  • Choro fácil;
  • Culpa excessiva;
  • Sensação de desespero.

Mas, é importante ressaltar que o quadro clínico pode variar, e algumas pessoas podem ainda apresentar sintomas diferentes durante as fases de mania e depressão.


Existe tratamento para bipolaridade?

O tratamento adequado para o transtorno bipolar ajuda a reduzir a duração das crises e pode em muitos casos preveni-las.

Além disso, da mesma forma que acontece com outras doenças, o tratamento deve ser individualizado, levando em consideração as características específicas da pessoa e a gravidade do quadro.

Mas, de forma geral, o tratamento pode incluir:

  • Medicamentos estabilizadores de humor, como o lítio e o ácido valpróico;
  • Antidepressivos;
  • Antipsicóticos, principalmente para quadros que incluem psicose e delírios;
  • Psicoterapia.

humor 1

Assim, quando o tratamento é feito de forma correta, muitas pessoas conseguem ter uma vida praticamente normal, uma vez que a quantidade e a duração das crises melhoram bastante.


Mitos Sobre A Bipolaridade

Apesar de ser uma doença relativamente comum, afetando cerca de 1% da população, existem muitos mitos sobre a bipolaridade, que acabam levando ao isolamento das pessoas que sofrem com o problema.

Por isso, vamos agora conhecer os quatro mitos mais comuns:

  • Toda mudança de humor é sinal de bipolaridade: Esse muto é bastante difundido na nossa sociedade, o que faz com que muitas pessoas sejam taxadas de bipolares simplesmente porque apresentam mudanças de humor, que são normais no dia a dia ou podem ser causadas pelo estresse e problemas físicos;
  • O transtorno só afeta o humor: Esse é outro mito comum, e por isso é importante ressaltar que a bipolaridade pode afetar outros aspectos da vida, como as relações interpessoais e a capacidade de administrar os afazeres do dia a dia;
  • Pessoas com o problema não podem ter uma vida normal: Esse mito é extremamente estigmatizante, uma vez que muitas pessoas conseguem ter uma vida normal, trabalhar e constituir família, enquanto tratam e manejam o transtorno bipolar;
  • A doença é 100% hereditária: Apesar de ter um componente genético, muitos outros fatores contribuem para o desenvolvimento do problema. Assim, a genética pode aumentar a chance de aparecimento da bipolaridade, mas não é uma sentença definitiva.

Referências Bibliográficas

Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas transtorno afetivo bipolar do tipo I – Ministério da Saúde 2016

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail