Cadeira de Rodas Tecnológica é controlada pelos movimentos do rosto

cadeira de rodas tecnologica

Além de proporcionar mobilidade, uma cadeira de rodas adequada beneficia a saúde física e a qualidade de vida dos usuários, auxiliando na redução de problemas comuns como úlceras de pressão, progressão de deformidades e melhora a respiração e a digestão.

Cadeiras de roda motorizadas e controladas por movimentos da face vêm sendo estudadas e desenvolvidas por pesquisadores de diversos países, como o Brasil, Estados Unidos e Japão.

Neste artigo, iremos mostrar alguns dos últimos avanços nas tecnologias.

A tecnologia pode ser usada por pessoas com tetraplegia, vítimas de acidente vascular cerebral e pacientes com esclerose lateral amiotrófica ou outras condições que impossibilitam movimentos finos das mãos.


Cadeiras de roda controlada por expressões faciais – FEEC/Unicamp

Um grupo de pesquisadores brasileiros da Faculdade de Engenharia Elétrica de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC/Unicamp) desenvolveu em 2016 um equipamento experimental, em que avaliaram técnicas de interface cérebro-computador para possibilitar controle de uma cadeira de rodas motorizada com equipamentos (câmera) que permitem o controle da cadeira por meio de expressões faciais.

Confira o Vídeo abaixo publicado pela Agência FAPESP


Outras cadeiras motorizadas – Wheelie 7 (Brasil)

O Wheelie é um kit que permite que as pessoas conduzam sua cadeira de rodas usando expressões faciais.

A Hoobox Robotics colaborou com a Intel para produzir um kit adaptador que permite que quase qualquer cadeira de rodas elétrica seja controlada pelas expressões faciais do usuário.

Wheelie 7, assim chamado porque leva apenas sete minutos para instalar, usa o programa AI 4 Good da Intel – a câmera de profundidade 3D RealSense da Intel e um mini computador de bordo, combinado com o software de reconhecimento facial da Hoobox.

O kit Wheelie 7 equipa uma cadeira de rodas com Inteligência Artificial para detectar 9 expressões faciais do usuário e processa os dados em tempo real para direcionar o movimento da cadeira. Sorrir, erguer as sobrancelhas, franzir o nariz ou fazer beicinho nos lábios como se fosse um beijo estão entre o repertório de gestos reconhecidos pelo protótipo Wheelie 7.

A empresa mudou-se para Houston em 2018 para se juntar à incubadora JLABS, administrada pela Johnson & Johnson, no Texas Medical Center.

cadeira de rodas tecnologica movimentos do rosto
Movimentos do rosto, e gestos faciais podem controlar a cadeira de rodas. Fonte: USATODAY

Vídeo sobre a Cadeira de Rodas Wheelie 7

Sobre a cadeira de rodas Wheelie 7

“O Wheelie 7 é o primeiro produto a usar expressões faciais para controlar uma cadeira de rodas. Isso requer uma precisão e exatidão incríveis, e não seria possível sem a tecnologia Intel”, disse o Dr. Paulo Pinheiro, cofundador e CEO da HOOBOX Robotics. “Estamos ajudando as pessoas a recuperar sua autonomia.”

Wheelie é atualmente um protótipo que está sendo testado por mais de 60 pessoas, a maioria com tetraplegia, esclerose lateral amiotrófica ou deficiências relacionadas à idade.


Outras cadeiras de roda controladas pelo rosto

Pesquisadores japoneses da Universidade de Miyazaki criaram uma cadeira de rodas controlada com eletrodos na face.

cadeira de rodas face
Cadeira de rodas controlada por expressão facial. Fonte: The Verge

Vídeo da Cadeira de Rodas Japonesa – Controlada pela Face

Estudos científicos

Um estudo publicado na Scitepress por pesquisadores portugueses da Universidade de Porto discutiu também a criação de um prototipo de interface de comando para cadeiras de roda, dispensando o uso de mãos. No estudo, optou-se por testar o uso de expressões faciais

As expressões faciais foram capturadas por uma câmera digital, e interpretadas por um aplicativo conectado a um laptop na cadeira de rodas.


Outro estudo publicado na Computer Methods Programs Biomedical, por pesquisadores da Tunisia, avaliou o uso de redes neurais (neural networks, em inglês) e preprocessamento específico de imagens. Assim, o algoritmo avalia a face, e a rede neural classifica as emoções visíveis na face em tempo real, sendo traduziada para sinais para controlar a cadeira de rodas.

Esta solução é mais minimalista, não necessitando do uso de um laptop ligado na cadeira de rodas, e sim apenas um celular smartphone e um Raspberry Pi (mini computador, do tamanho de um baralho).

Segundo os autores, esta solução é “intuitiva, moderna, não requer esforço físico e pode ser integrado a um smartphone ou tablet. Os resultados obtidos destacam a eficiência e confiabilidade deste sistema, que garante uma navegação segura para o paciente com deficiência.”

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail