Ocultar

Campanha de vacinação contra o HPV acontece até 15 de abril


Até 15 de abril, todos os postos de saúde do País vacinarão meninas de 9 a 13 anos contra o HPV. A ação faz parte da campanha nacional do Ministério da Saúde.

A meta deste ano é vacinar 80% das meninas de 9 anos, público-alvo da campanha. A imunização teve uma dose reduzida, a primeira é tomada entre março e abril. Já a outra dose, deverá ser aplicada 6 meses depois. Por esta razão, os postos de saúde oferecem a vacina durante todo o ano.

A orientação da pasta é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A proteção, segundo o Ministério, só é conferida se todas as doses forem aplicadas.

Meninas e mulheres, na faixa etária de 9 a 26 anos, vivendo com HIV ou aids também devem ser vacinadas. Neste caso, o esquema vacinal consiste em três doses – a segunda é administrada dois meses depois, e a terceira, após seis meses. Dados do Ministério apontam que cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivem com HIV ou aids no País atualmente.

Ainda de acordo com a pasta, meninas de 9 a 13 anos poderão ser vacinadas contra o HPV em escolas públicas e particulares. Para isso, o Ministério recomenda o envolvimento das secretarias Estaduais e municipais de educação na operacionalização das ações.

“A vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. A dose já é utilizada em mais de cem países”, disse. O câncer de colo de útero representa a quarta causa de morte por câncer entre mulheres. Por isso, a vacinação é essencial.

 Fonte: Ministério da Saúde


Comente

Deixe aqui sua opinião...