Os produtos orgânicos são mais saudáveis do que os não orgânicos?

Os alimentos orgânicos estão ganhando destaque e recomendações a cada dia, e muitos já sabem o quão seguros e diferenciados eles são.

Logo, é difícil encontrar alimentos orgânicos em qualquer esquina, visto que a produção mundial de alimentos prioriza mais a quantidade do que a qualidade nutricional.

No Brasil, embora a produção de alimentos orgânicos tenha uma força, eles ainda não são acessíveis a grande parte da população, o que faz com que sejam menos consumidos.

Todavia, existem diferenças entre alimentos orgânicos e não orgânicos no ponto de vista nutricional? 


Os benefícios dos alimentos orgânicos

Alimento orgânico é todo alimento que é cultivado sem nenhum processo químico em sua produção, desde a etapa do plantio até a chegada ao consumidor.

Sendo assim, os alimentos orgânicos são isentos de agrotóxicos, pesticidas e quaisquer outros produtos químicos.

De fato, os alimentos orgânicos são 100% naturais e passam por todas as etapas de cultivo sem a mínima interferência de máquinas ou químicos.

Este processo de cultivo os fazem ser mais saudáveis e livres de substâncias que podem ocasionar doenças.

Logo, os principais benefícios dos alimentos orgânicos são:

  • Evitam doenças que possuam relação com produtos químicos como o câncer;
  • Possuem sabor mais acentuado;
  • Não prejudicam o solo de cultivo;
  • Mantém a qualidade da água;
  • Melhoram a vida dos pequenos agricultores;
  • Previnem possíveis contaminações mas gerações futuras;
  • Não degradam o meio ambiente.

Mas, e em relação ao valor nutricional?

dieta rica em fibras

Do ponto de vista nutricional, os alimentos orgânicos em sua grande maioria possuem os mesmos nutrientes que os alimentos não orgânicos.

Pesquisas recentes relataram que as mesmas vitaminas encontradas em alimentos produzidos com a ajuda de pesticidas e agrotóxicos foram encontradas nos alimentos orgânicos.

Ou seja, independente do modo de cultivo, as vitaminas, minerais e antioxidantes encontrados em uma uva orgânica, serão as mesmas em uma uva cultivada em larga escala, com a ajuda de agrotóxicos.

Vale informar que a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) já disse em relatórios que mesmo com os perigos e questionamentos dos agrotóxicos, os alimentos não orgânicos preservam a mesma qualidade nutricional que os alimentos orgânicos.


Polêmica entre alimentos orgânicos e não orgânicos

Quando consumimos alimentos não orgânicos vamos absorver todas as vitaminas, minerais e todos os compostos naturais presentes.

Entretanto, assim como as substâncias benéficas, também podemos estar ingerindo resíduos tóxicos gerados na etapa da produção.

Por esse motivo, os alimentos não orgânicos são alvo de protestos no mundo todo, e vários artigos científicos já relataram associação entre o crescimento do câncer e o alto consumo de alimentos não orgânicos.

Sendo assim, é difícil encontrar um caminho que não prejudique a produção em larga escala de frutas e legumes ao mesmo tempo que evite o uso de produtos químicos.


Conclusão

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis que os não orgânicos, principalmente no que diz respeito à presença de substâncias nocivas.

Entretanto, mesmo com as polêmicas e controvérsias, a qualidade nutricional dos alimentos não orgânicos é a mesma que a apresentada entre os alimentos orgânicos.

Portanto, se você tem condições de usar alimentos orgânicos todos os dias, prefira-os. 

No entanto, caso esse não seja o seu caso, é mais prejudicial ficar sem comer frutas e legumes do que consumi-las mesmo que tenham sido produzidas com a ajuda de produtos químicos.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail