Cadeirinha infantil: Fiscalização e multas começam amanhã
A fiscalização e as multas para quem transportar crianças sem dispositivos de segurança (cadeirinha, bebê conforto ou booster) começam amanhã, 1º de setembro, e podem ser realizadas por todos os órgãos de trânsito, como PolÃcia Militar, órgãos municipais de trânsito e PolÃcia Rodoviária.
Agora é para valer?
O argumento dos órgãos de trânsito para não dar nova tolerância é que, na prática, ela já foi dada.
A medida foi anunciada há dois anos e deveria ter começado a valer em junho, quando foi adiada por falta de cadeirinhas no mercado.
Multa: qual a pontuação, valor, infração…
Considerada infração gravÃssima, a multa é de R$ 191 e rende sete pontos na carteira.
A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que:
- Crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas no banco de trás com o equipamento de segurança, que varia conforme a faixa etária;
- Entre sete anos e meio e dez anos, a criança deve ser levada no banco de trás, com cinto de segurança.
Veja o quadro abaixo:
E se eu tiver que levar quatro crianças, por exemplo?
Segundo o Contran, deve-se transportar a criança “de maior estatura no banco dianteiro, usando o cinto de segurança ou dispositivo de retenção adequado ao peso e altura”. As outras devem usar dispositivo de segurança no banco de trás.
No caso de táxis, ônibus e vans, como funciona?
As novas regras de transportes de crianças valem para carros de passeio! Não se aplicam aos veÃculos de transporte coletivo (ônibus e vans), aos de aluguel, aos táxis, aos veÃculos escolares e aos demais veÃculos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.
Apenas 32% das crianças em cadeirinhas
As regras para o transporte de crianças vão precisar reverter um comportamento já enraizado na sociedade brasileira: apenas 32% das mães transportam seus filhos de até dez anos com o dispositivo adequado, segundo pesquisa da organização não-governamental (ONG) Criança Segura.
E esse grau de descumprimento é registrado em todas as camadas da população, não importa o nÃvel social! Tanto na classe AB quanto na CD, o Ãndice de mães que transportam as crianças adequadamente esteve no patamar de um terço.
A pesquisa foi realizada com mães de capitais de cinco Estados brasileiros.
São Paulo
Na cidade de São Paulo serão 2.450 marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. Os agentes estarão espalhados pelas ruas e próximo aos colégios.
A PolÃcia Militar, no entanto, só começará a multar na segunda-feira, dia 6. Nos primeiros dias, as blitz dos policiais serão educativas. Assim, apenas no caso dos PMs, ainda não será aplicada a multa. O motorista será só advertido.
Related posts:
- Segurança no trânsito – Criança fora da cadeirinha é multa na certa!
- Lei que obriga o uso da cadeirinha foi adiada
- Cadeirinha, booster, bebê-conforto: qual é ideal para cada criança?
- Influenza A H1N1 – Principais capitais do paÃs começam a distribuir a versão infantil do Tamiflu
- SP – Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até 20/08
Related posts:
- Segurança no trânsito – Criança fora da cadeirinha é multa na certa!
- Lei que obriga o uso da cadeirinha foi adiada
- Cadeirinha, booster, bebê-conforto: qual é ideal para cada criança?
- Influenza A H1N1 – Principais capitais do paÃs começam a distribuir a versão infantil do Tamiflu
- SP – Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até 20/08

31 de agosto de 2010















Li muito sobre o assunto mais uma coisa não ficou claro, se a cadeirinha não tiver o selo do Imetro o pai/mão poderá ser multado?
Bom dia, Ricardo, pelas consultas e pesquisas que fizemos, apenas as lojas que venderem a cadeirinha sem o selo serão multadas, não os pais. Até porque a lei do selo só começou a ser aplicada no ano passado. Quem tem uma cadeirinha mais antiga pode continuar usando. A questão é que não tem 100% de certeza no produto. Assim, é importante comprar apenas as cadeirinhas com selo, para garantir a procedência e qualidade. Veja uma matéria que saiu no jornal Estado de São Paulo, no ano passado. Lá tem essas informações http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,ca… Esperamos ter ajudado. Abs, equipe Blog da Saúde
como se nao tem a cadeirinha no mercado,entao nao tem multa ne?
Pessoal,
Com essa falta de cadeirinhas a minha solução foi aluguel, em São Paulo eu encontrei a BBZUM.com.br, é uma forma barata e eu acho interessante é que depois eu não preciso ficar guardando em casa.