Ocultar

Fim do cartão azul do CPF


A Receita Federal vai acabar com o cartão do CPF (Cadastros de Pessoas Físicas). Quem se inscrever a partir do segundo semestre de 2010 não receberá mais o cartão azul.

A mudança virá com a implementação do CPF Online. No entanto, os novos contribuintes continuarão tendo de ir à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil ou aos Correios para retirar o número.

Pelo novo sistema, o contribuinte que comparecer às agências já sairá com o número e um comprovante. O CPF Online agilizará a retirada do registro.  Atualmente, o cartão magnético demora uma semana para ser enviado ao contribuinte pelos Correios.

Atenção! Os cartões atuais continuarão valendo!

Quem precisar do CPF em papel ou da segunda via poderá imprimi-lo no site da Receita Federal (Centro Virtual de Atendimento da Receita).

O valor para se inscrever continuará o mesmo: R$ 5,00. Já no caso da segunda via, não haverá mais a necessidade de pagamento.

O novo sistema, no entanto, não tem data para entrar em vigor. Isso porque os Correios e a Caixa Econômica Federal ainda precisam fazer ajustes tecnológicos nos sistemas informatizados. O Banco do Brasil já está com o sistema homologado desde maio, mas ainda precisa formalizar o convênio com a Receita Federal.

De acordo com a Receita, caso os testes não detectem falhas, a emissão instantânea do CPF começa a valer em agosto.

Atualmente, existem 180 milhões de CPFs cadastrados na base da Receita Federal.

Devido à quantidade de dúvidas que chegaram, e como são bem parecidas, resolvemos fazer uma atualização do post para esclarecer e evitar o desentendimento do fim do cartão azul do CPF. Vamos lá:

– Nem se quiser conseguirá imprimir o cartão azul: a medida procura implementá-lo online, já que não há necessidade de mostrar o documento, somente fornecer o número.

– Além do comprovante, você pode provar sua inscrição no CPF com a menção do seu número em outros documentos como carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (CNH), registro civil de nascimento, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), entre outros.

– As novas carteiras de identidade passarão a apresentar o número também. Mais pra frente, a ideia é menos documentos necessários – já que um terá praticamente todos os dados.

– Quem perder o comprovante em papel ou precisar da 2° via (se, por acaso, já tiver o cartão azul e perdê-lo), pode imprimir facilmente outro comprovante no site da Receita Federal – http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CPF/CadastroPF.htm


Comentários

196 Respostas para “Fim do cartão azul do CPF”
  1. Lucas Santana disse:

    Bom Dia, hoje eu retirei meu CPF , minha 1° via ,

  2. ana nagila disse:

    oi tirei meu cpf essa semana e gostaria de saber se posso cortar o papel que recebe do número do cpf até a data de nascimento para plastificar ou tenho que plastificar a folha toda.me responda com clareza.bjos obrigado ANA NÁGILA.

    • blogdasaude disse:

      Olá, Ana. Não é obrigatório plastificar a folha de inscrição, que serve para você ter o número do CPF. Vale lembrar que você pode comprovar o CPF por outros documentos: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, desde que conste neles o número de inscrição no CPF. Se você quer manter a folha de inscrição e quer plastificar, não há problema. Um abraço

  3. blogdasaude disse:

    Oi, Ana. A Receita Federal não diz nada sobre plastificação da inscrição. Não sabemos como a impressão fica na folha, por isso também não podemos te dizer como fazer. Espero que entenda. Um abraço =)

  4. Alef disse:

    Foi no correio e tirei meu cpf , mais nao tinha o titulo entao eles me pediram pra ir na receita federal pra tirar so que passou do dia e eu nao tirei oque eu faço?

  5. jaqueline disse:

    o papel que recebi com o numero do meu cpf molhou e apagou o numero como faço para resgata o numero

  6. marcos disse:

    perdi o meu comprovante e não lembro o numero do meu cpf,como proceder?

  7. Jonathan disse:

    O CPF imprimido é válido como original em qualquer lugar? Principalmente quando for fazer algum contrato de emprego?

  8. Marta Santana disse:

    Boa tarde!
    Emitir a segunda via do meu CPF pelo site (super rápido). Porém tenho algumas dúvidas.
    1° Posso cortar a folha que vem como formato de cartão e plastificar?
    2° O papel é valido para abrir conta em banco?
    Por enquanto só são essas as minhas dúvidas.
    Desde já agradeço e aguardo.

    Att., Marta Santana

  9. maria disse:

    achei horrivel este nosso modo de cpf agente paga e so recebe um papel que pode rasgar facil ou ate apagar… tirei o cpf para minha filha e ela ficou decepcionada e eu tambem

  10. debora disse:

    tirei meu cpf vei um papel amarelo agora que eu faço

  11. monique disse:

    achei bom por que em caso de perda ou extravio é só imprimir outra via,mas realmente povinho mal informado dificulta nossa vida . imprimi meu cpf mas não consta simbolo da receita federal nem nada ai me disseram uma vez que não aceitariam meu modelo que existia outro não entendi? sendo que imprimi pelo site oficial .

Comente

Deixe aqui sua opinião...