Blog da Saúde
13°C | Curitiba, Paraná | 22 / 05 / 2012
Ocultar

Enchentes em SP – Esgoto é uma preocupação a mais


Você já parou para pensar que o problema das enchentes no país pode ser, mais do que um problema social, uma resposta da natureza à falta de higiene pública da população?

Se não bastasse o lixo devolvido pelos bueiros e córregos há um problema de proporção maior que parece esquecido pelos governantes. O tratamento de esgoto.

Para se ter ideia do tamanho do descaso imagine que grande parte das cidades da Grande São Paulo não trata nem a metade do esgoto que produz.

Com isso, seus dejetos são despejados em córregos e leitos que desembocam no Rio Tietê.

Isso faz com que o rio permaneça sem vida e “entupido” por todo o trecho que corta a capital e cidades vizinhas.

Mapa do Compromisso de cada um

Na imagem abaixo, confira o que cada cidade / município faz com relação ao tratamento de esgoto.

Divulgação Diario de SP - Clique para ampliar

Meta da Sabesp

Para não finalizarmos o post com ar de pessimismo vamos às boas notícias. Segundo a Sabesp, atualmente 70% do esgoto dos municípios da Grande São Paulo são tratados.

São Caetano lidera as boas práticas e tem 100% de seus dejetos coletados e tratados.

O esperado pela companhia de saneamento é alcançar, até 2018 a marca de 100% do esgoto tratado nos municípios atendidos pela empresa na região metropolitana.


*Com informações do Diário de São Paulo.

Related posts:

  1. A selva de pedra pede socorro! Poucas áreas verdes, mais enchentes…
  2. Contribua para a diminuição das enchentes, plante algumas árvores!
  3. Enchentes – Dicas para você não se afogar!
  4. Mais um corredor para motos: será mais uma alternativa fracassada?
  5. Projeto Tietê: Ti=Rio Etê=Verdadeiro

 

Comentários

2 Respostas para “Enchentes em SP – Esgoto é uma preocupação a mais”

Comente

Deixe aqui sua opinião...