Ocultar

Saúde no Brasil – Quanto custa?


Sempre que o assunto é saúde paramos para pensar quanto gastamos, quanto isso custa do nosso orçamento diário. Fora que cuidar da saúde, com consciência não significa um “rombo orçamentário” com medicamentos.

Agora quanto será que a saúde custa para o Brasil? Já parou para pensar nisso? Num quadro mais abrangente, saindo do seu bolso, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou hoje, 9, uma pesquisa que mostra, só no ano de 2007 um gasto de 224,5 bilhões de reais, o equivalente a 8,4% do PIB – Produto Interno Bruto do país. Confira na imagem abaixo, parte da pesquisa do IBGE, o consumo final por setor entre os anos de 2005 e 2007.

Divulgação IBGE - Clique para Ampliar

Divulgação IBGE - Clique para Ampliar

 

Esses números devem ser vistos como investimento. Em países desenvolvidos, membros da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – os gastos em saúde cobertos pelo governo chegam a 70%, sobrando apenas 30% para as famílias.

No Brasil essa proporção é de 41,6% para 57,4%. O Blog da Saúde acompanha e torce para que num futuro próximo a situação mude e se equipare com a dos países mais desenvolvidos.

 

 

“Você também faz parte dessa missão. Cuide de sua saúde e mantenha hábitos saudáveis.”


Comentários

2 Respostas para “Saúde no Brasil – Quanto custa?”

Comente

Deixe aqui sua opinião...