O que Interfere no Desenvolvimento Motor da Criança?

O desenvolvimento motor dos bebês e crianças pode ser influenciado pelo ambiente da criança, além da cognição. Conforme estudo da Revista Fisioterapia e Pesquisa demonstrou que é uma tendência, os locais ricos em estímulos podem minimizar os efeitos da vulnerabilidade biológica.

Nos ambientes com oportunidades restritas, pode potencializar os riscos de atrasos no desenvolvimento. A cognição pode ser compreendida de forma simples, pela ativação simultânea de áreas cognitivas ou pelas ações motoras da criança.

Influência do desenvolvimento motor

Espaço

Nos fatores ambientais, o interior da casa e seus arredores são os primeiros locais vivenciados pela criança. O espaço disponível é fator para o desenvolvimento motor. Com isto garante a possibilidade de se mover e ainda estimula o comportamento exploratório, ou seja, conhecimento dos ambientes que tem acesso.

Mas para o progresso é importante ter brinquedos disponíveis no ambiente. A ideia é utilizar acessórios que sejam apropriados e estimulam novas e variadas ações motoras para desenvolvimento das habilidades.

Escolaridade

No estudo, também foi apresentado que os níveis baixos de escolaridade dos pais influenciam no desenvolvimento infantil. Diante disso, a escolaridade pode interferir no cuidado, inclusive a organização do ambiente e nas oportunidades motoras disponibilizadas.

Idade do pai

Entre os fatores, os filhos de pais jovens também possui pouco desenvolvimento. Com poucas oportunidades de interação entre ambos, pode impactar no desenvolvimento infantil. Neste caso a falta de conhecimento e insegurança pode atrapalhar.

Renda da família

Existe também uma maior incidência de atrasos em crianças de famílias desfavorecida, já que apresentam menor disponibilidade de espaço físico, de brinquedos e tempo de interação.

Aleitamento materno

Os bebês aleitados por mais tempo possui superioridade no desenvolvimento cognitivo. É importante a nutrição, além da interação entre mãe e bebê.

O indicado é que ocorra o aleitamento no mínimo de seis meses para prevenir condições de atrasos.

Escola

As crianças com oportunidade de escolas ou creche pode garantir o desenvolvimento superior. Através da escola é possível garantir tarefas variadas.

Desenvolvimento infantil

No geral, foi observado que os fatores ambientais influenciam, no entanto, os pais são capazes de criar um ambiente que permite estimular seus estímulos.

No entanto, para atender as necessidades dos filhos é preciso ter um tempo de interação entre ambos. Para os pais que possuem dúvidas, a alternativa é procurar programas de educação parental. Isto permite orientar os pais sobre as atividades adequadas, inclusive a forma de garantir o desenvolvimento motor da sua criança.

Com isto o uso de brinquedos e materiais para adaptação, assim como um ambiente domiciliar pode aumentar as trajetórias de desenvolvimento.

Concluímos que este desenvolvimento ocorre quando existe a mudança de elementos, inclusive das ações. Em todo caso, os objetivos vão ser alcançados se tiver estratégias de articulação e harmonia entre todos participantes.

As experiências motoras precisam ser apresentadas no dia a dia para que ocorra o desenvolvimento, mas em caso de dúvida os pais precisam conversar com seu pediatra ou outro profissional de saúde que acompanhe a criança para esclarecimentos. Se preciso, fazer o encaminhamento para uma avaliação fisioterapêutica mais detalhada.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail