Ocultar

Distração é uma porta de entrada para grandes ideias, inspirações e criatividade


Nos seriados e filmes envolvendo detetives, parece que sempre que o investigador não está pensando no assunto uma brilhante ideia, como quem é o culpado, vem à tona ao observar algo não relacionado com o caso.

Nesse aspecto, os produtores hollywoodianos não estavam por fora da ciência. O que um novo estudo indica é que nossas melhores ideias vêm quando não estamos em nosso melhor momento ou hora mais produtiva. Ao contrário disso, quando ficamos distraídos e desligados do assunto, somos mais propícios a ter grandes ideias, inspiração e criatividade.

Publicado no Scientific American, a pesquisa dos cientistas Mareike Wieth e Rose Zacks sugere que, além do nosso relógio biológico e disposição, a nossa capacidade mental também é afetada pelo ritmo circadiano – os padrões naturais que fazem com que você esteja mais disposto pela manha ou no começo da noite.

Estudar e focar em meio à bagunça e barulho não seria um problema para pessoas matutinas realizarem na parte da manhã, já que é o horário de seu pico mental e produtividade.

Entretanto, o novo estudo revela que durante as pausas na produtividade nós ficamos distraídos com mais facilidade, e essas distrações podem ajudar na criatividade e realização de tarefas intuitivas

Quando precisamos de um insight para terminar um trabalho, a solução é encontrada ao abandonar a sua interpretação original e buscar por novas alternativas. Esse é o fundamento de “pensar fora da caixa”. A distração corta sua linha de raciocínio e você inicia outra ao voltar para a tarefa, podendo encontrar novos caminhos para realizá-la. Estar suscetível à distração fora do seu horário de pico mental pode ser um benefício, nesse sentido.

Realizar os trabalhos mecânicos e tediosos na parte do dia em que você está mais produtivo e deixar os que precisam de criatividade e insight para o seu horário de pausa é uma maneira de aproveitar melhor o seu tempo, seus horários e sua capacidade mental.

 


Comente

Deixe aqui sua opinião...