O que é Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Você notou sinais de distração, hipersensibilidade ou esquecimento em seu filho? Pode ser transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

O transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é causado por causas genéticas e pode ocorrer na infância e durante toda a vida[1]Biederman J. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biological psychiatry. 2005 Jun 1;57(11):1215-20..

Atualmente o transtorno é reconhecido por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos Estados Unidos, por exemplo, os portadores de TDAH são protegidos pela lei caso recebam tratamento diferenciado na escola[2]Lange KW, Reichl S, Lange KM, Tucha L, Tucha O. The history of attention deficit hyperactivity disorder. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders. 2010 Dec;2(4):241-55..

As principais características do TDAH são:


Sintomas de desatençãoSintomas de hiperatividadeSintomas de impulsividade
Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicasInquietação ou movimento físico excessivoEmitir respostas antes que as perguntas fossem concluídas
Não escuta quando falado diretamenteCorrer ou escalar em situações imprópriasInterromper ou se intrometer em outras pessoas
Dificuldade em organizar tarefas e atividadesFala excessivaDificuldade em aguardar a vez nas atividades
Facilmente distraído por estímulos estranhosDificuldade em se envolver em atividades silenciosasAgir sem levar em consideração as consequências
Falta de atenção aos detalhesDificuldade em permanecer sentadoDificuldade em seguir instruções


Classificação do TDAH

Existem 3 tipos[3]Nijmeijer JS, Minderaa RB, Buitelaar JK, Mulligan A, Hartman CA, Hoekstra PJ. Attention-deficit/hyperactivity disorder and social dysfunctioning. Clinical psychology review. 2008 Apr 1;28(4):692-708.:

  • TDAH, combinado. Este é o tipo mais comum. Uma criança com este tipo é impulsiva e hiperativa. Eles também têm problemas para prestar atenção e são facilmente distraídos.

  • TDAH, impulsivo/hiperativo. Este é o tipo menos comum de TDAH. Uma criança com este tipo é impulsiva e hiperativa. Mas eles não têm problemas para prestar atenção.

  • TDAH, desatento e distraído. Uma criança com este tipo é principalmente desatenta e facilmente distraída.

Causas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O TDAH geralmente começa na infância, mas pode continuar na idade adulta. É o distúrbio comportamental mais comumente diagnosticado em crianças.

O TDAH é diagnosticado com muito mais frequência em meninos do que em meninas.

Este transtorno tem associação com uma disfunção em áreas do córtex cerebral, como Lobo Pré-Frontal. Quando ele está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.

Nas atividades como estudo e leitura, que exigem concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação. Nos casos de TDAH, ocorre a hipofunção e a hipoativação do córtex pré-frontal. Com isto eles pulsam mais devagar que o comum, principalmente quando as circunstâncias exigem mais esforço mental.

  1. Genética: há evidências de que o TDAH ocorre em famílias e que a genética desempenha um papel em seu desenvolvimento.
  2. Biologia: Certas áreas do cérebro podem ser subativas em pessoas com TDAH, levando a dificuldade de prestar atenção e controlar os impulsos.
  3. Ambiente: A exposição a toxinas, como chumbo, durante a gravidez ou na primeira infância pode aumentar o risco de desenvolver TDAH.
  4. Desenvolvimento: baixo peso ao nascer, parto prematuro ou outros problemas durante o desenvolvimento podem aumentar o risco de TDAH.
  5. Lesão cerebral: uma lesão no cérebro, como um traumatismo craniano, pode aumentar o risco de desenvolver TDAH.

Comportamento

O problema também tem componentes comportamentais e pode afetar personalidade, hábitos e preferências. Diante disso, a probabilidade do TDAH se manifestar acontece conforme intensidade dos sintomas.

Isto acontece, pois tem relação direta com as experiências pessoais. Se o usuário na infância foi desorganizado, sem rotinas e hábitos regulares é possível que tenha problema de se concentrar e focar nos objetivos[4]Faraone SV, Biederman J, Spencer T, Wilens T, Seidman LJ, Mick E, Doyle AE. Attention-deficit/hyperactivity disorder in adults: an overview. Biological psychiatry. 2000 Jul 1;48(1):9-20..


Pessoas com TDAH geralmente têm dificuldade em se organizar, manter o foco, fazer planos realistas e pensar antes de agir. Eles podem ser inquietos, barulhentos e incapazes de se adaptar a situações de mudança.

Sintomas do TDAH

tdah em criancas diagnostico

Sintomas de impulsividade

  • Perde o foco as respostas antes que as perguntas tenham sido concluídas
  • Tem dificuldade em aguardar a vez
  • Interrompe ou se intromete nos outros (se intromete em conversas ou jogos)

Sintomas de hiperatividade

  • Mexe com as mãos ou pés ou se contorce no assento
  • Deixa o assento quando se espera que permaneça sentado
  • Corre ou escala em situações inadequadas
  • Tem problemas para jogar ou trabalhar em silêncio
  • Muitas vezes está “em movimento”, age como se “acionado por um motor”
  • Fala excessivamente

Sintomas de desatenção

  • Não presta muita atenção aos detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos escolares
  • Tem dificuldade em manter a atenção durante tarefas ou brincadeiras
  • Parece não ouvir quando falado diretamente
  • Não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares ou tarefas e tarefas
  • Tem problemas para organizar tarefas e atividades
  • Evita ou não gosta de tarefas que exijam esforço mental sustentado (como trabalhos escolares)
  • Frequentemente perde brinquedos, tarefas, lápis, livros ou ferramentas necessárias para tarefas, ou atividades
  • É facilmente distraído
  • É frequentemente esquecido nas atividades diárias

TDAH é comum?

O transtorno pode acontecer em crianças e adolescentes e atinge cerca de 3% a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo.

Na metade dos casos é possível que o problema acompanhe o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam brandos.

Diagnóstico para TDAH

Um pediatra, psiquiatra infantil ou um especialista em saúde mental pode diagnosticar o TDAH. Para isso, eles conversarão com pais e professores e observarão o comportamento da criança[5]Barkley RA. Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment. New York: Guilford press; 2006..

O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) exige diversos cuidados. Para solução apenas um diagnóstico preciso pode encontrar tratamentos eficazes.

Além disso, não pode esquecer-se da possibilidade de ocorrência de mais de um problema, o que pode indicar a comorbidades. Neste caso pode deixar o diagnóstico ainda mais complexo.

Com isto a comorbidades precisa ser contempladas nos tratamentos para conseguir bons resultados. Neste caso é preciso ir além da lista de sintomas, até alcançar uma análise extensa do caso.

Entre os aspectos analisados é necessário verificar transtornos concomitantes, inclusive transtornos de aprendizagem e de linguagem.

O diagnóstico também depende dos resultados dos testes de saúde física, do sistema nervoso e da saúde mental. Certos testes podem ser usados para descartar outros problemas de saúde. Outros podem verificar as habilidades de pensamento e certos conjuntos de habilidades.


As famílias que consideram as opções de tratamento devem consultar um psiquiatra qualificado para uma revisão completa dos problemas comportamentais de seus filhos e um plano de tratamento.

Tratamentos para TDAH

crianca tdah

Normalmente a abordagem para o tratamento do TDAH utiliza medicamentos exclusivos, porém, são insuficientes para resultados esperados[6]Elia J, Ambrosini PJ, Rapoport JL. Treatment of attention-deficit–hyperactivity disorder. New England Journal of Medicine. 1999 Mar 11;340(10):780-8..

Conforme o caso utiliza psico-estimulante específico no sistema nervoso central, além de antidepressivos ou outras medicações.

É necessário fazer acompanhamento do progresso da terapia, através da família e da escola, assim como a psicoterapia deve ser mantida, devido à mudança de comportamento.

Todavia é fundamental o acompanhamento da criança, de sua família e de seus professores para minimizar os sintomas.

Hoje é possível encontrar múltiplas abordagens de tratamento disponíveis, que quando combinadas pode atender a necessidade específica.

Pode incluir medicação, psicoterapia, coaching, ginástica cerebral e biofeedback, entre outras, para a melhora no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).


Uma avaliação completa por um médico psiquiatra é a única maneira de saber com certeza se seu filho tem TDAH. O tratamento pode incluir medicamentos para controlar os sintomas, terapia ou ambos. Estrutura em casa e na escola é importante. O treinamento dos pais também pode ajudar.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Biederman J. Attention-deficit/hyperactivity disorder: a selective overview. Biological psychiatry. 2005 Jun 1;57(11):1215-20.
2 Lange KW, Reichl S, Lange KM, Tucha L, Tucha O. The history of attention deficit hyperactivity disorder. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders. 2010 Dec;2(4):241-55.
3 Nijmeijer JS, Minderaa RB, Buitelaar JK, Mulligan A, Hartman CA, Hoekstra PJ. Attention-deficit/hyperactivity disorder and social dysfunctioning. Clinical psychology review. 2008 Apr 1;28(4):692-708.
4 Faraone SV, Biederman J, Spencer T, Wilens T, Seidman LJ, Mick E, Doyle AE. Attention-deficit/hyperactivity disorder in adults: an overview. Biological psychiatry. 2000 Jul 1;48(1):9-20.
5 Barkley RA. Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment. New York: Guilford press; 2006.
6 Elia J, Ambrosini PJ, Rapoport JL. Treatment of attention-deficit–hyperactivity disorder. New England Journal of Medicine. 1999 Mar 11;340(10):780-8.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

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Dr. Andrew Seung Ho Park

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CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

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