A paternidade faz o homem

paternidade vale a pena faz o homem

A chegada de um filho é diferente para homens e mulheres. Enquanto mulheres passam a vida inteira se acostumando com a ideia de se tornarem mães, seja por brincadeiras na infância ou por conselhos de familiares, os homens muitas vezes são incentivados na direção contrária.

Então, não é incomum que homens se tornem pais sem nunca terem pensado de forma mais aprofundada sobre o assunto, e tendo obrigações sociais bastante diferentes daquelas que são exigidas das mulheres.

Em geral essas obrigações incluíam apenas:

  • Proteger;
  • Prover;
  • Ajudar a mãe.

Mas a cada dia que passa isso vem se mostrando insuficiente, e mais e mais homens começam a encarar a paternidade de outra forma.


A NOVA PATERNIDADE

paternidade amor filho

Essa nova forma de paternidade dá ao homem um papel maior no dia a dia dos filhos. E isso vem ocorrendo tanto pela necessidade, já que a maioria das mães estão inseridas no mercado de trabalho, quanto pela vontade do pai de ser mais participativo.

Assim, com essa nova forma de paternar, surgem algumas dificuldades e reinvindicações que antigamente eram ignoradas, como:

  • Trocadores em banheiros masculinos;
  • Materiais publicitários que tenham como público alvo esses novos pais;
  • Espaços públicos que incentivem a presença de homens juntos com seus filhos.


NOVAS RESPONSABILIDADES

Mas esse novo papel vem também repleto de novas responsabilidades, seja com o cuidado ou com a educação dos pequenos. Então, a chegada de uma criança traz consigo diversas necessidades que exigem uma mudança de perspectiva desse pai que também acaba de nascer.

E isso pode, em muitos casos, causar uma certa angústia, pois para assumir um papel mais próximo dos filhos, o homem deve renunciar à figura de pai que foi construída por centenas de anos em nossa sociedade.

Por isso, dificuldades e conflitos internos são comuns e mesmo esperados. Mas conforme o tempo passa e a rotina se estabelece, esses desafios tendem a diminuir, dando lugar às preocupações típicas da vida familiar.


SER EXEMPLO

paternidade faz o homem

Outro grande fator que influencia nessa mudança é o fato de que o homem passa a ser um exemplo para os filhos, independentemente de ser menino ou menina. Comumente isso inclui:

  • Exemplo de relacionamento: O relacionamento dos pais passa a ser o “modelo padrão”, aceito pelos filhos como algo universal. Assim, a forma como o pai se porta no relacionamento tem uma forte influência nos relacionamentos futuros de seus filhos;
  • Exemplo a ser seguido pelos filhos: Outro ponto importante é a responsabilidade de educar pelo exemplo. Ou seja, os filhos tendem a aprender comportamentos que veem em casa.


NOVO OLHAR PARA O CASAMENTO

Além da relação com o novo filho ou filha, o relacionamento conjugal também é afetado pela chegada de uma criança. Criasse assim, uma relação de parceria mais intensa, no sentido de que agora o casal tem um novo objetivo: Criar e educar uma pessoa, para que ela possa um dia conquistar sua própria independência.

Assim, embora pareça algo abstrato, essa nova responsabilidade transforma a família como um todo.


CONCLUSÃO

paternidade amor pai filho

A nova paternidade é algo que veio pra ficar, e a tendência é que cada vez mais homens assumam esse novo papel social.

Por isso, há quem afirme que, enquanto a revolução feminina se deu no sentido de sair de casa e participar do mundo externo, a revolução do homem será, de certa forma, no sentido contrário, com uma maior participação masculina na vida familiar e doméstica. Assim, espera-se, encontraremos o equilibro que tanto buscamos.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail