Para proteger seu bebe desligue a TV

ver tv e crianca

É inegável o fascínio dos bebês pela televisão e por outros dispositivos com telas, como tablets e celulares, o que faz com que muitos pais usem esses aparelhos para acalmá-los e distraí-los.

Mas, como veremos, as telas são alvo de grandes controvérsias, e muitos pediatras acabam “proibindo” ou limitando o seu uso para bebês e crianças pequenas.

Por isso, é importante conhecer o que é fato e o que é mito quando falamos da relação de bebês e televisão.


A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR O BEBÊ

Quando nascemos, nosso cérebro ainda não se desenvolveu totalmente, e por isso é de extrema importância o estímulo de bebês e crianças.

Entretanto, esses estímulos devem vir de diferentes fontes, como:

  • Interação com outras pessoas;
  • Brincadeiras, usando tanto a imaginação como brinquedos;
  • Ouvir histórias;
  • Desenhar ou pintar.

Assim, o cérebro do bebê começa a fazer conexões e a se desenvolver da melhor forma possível, possibilitando o aprendizado da linguagem e de conceitos, além da interação social.


A TV É UM ESTÍMULO SAUDÁVEL PARA O BEBÊ?

bebe tv

De forma geral, a televisão é uma forma de estímulo “unilateral”, ou seja, não há interação com a criança, que apenas recebe estímulos visuais e sonoros.

Assim, a criança não precisa “atuar” na interação: Não há necessidade de responder, de falar ou agir para manter o estímulo, o que pode dificultar o desenvolvimento de diversas habilidades essenciais.

E é exatamente por este motivo que muitos pediatras desaconselham o uso da televisão nessa faixa etária.

Entretanto, quando o momento em frente à TV é acompanhado da interação com os pais, ela pode ser uma boa opção de estímulo. Nesses casos, porém, o uso deve ser feito apenas por curtos períodos.


O EFEITO DA TELEVISÃO NOS BEBÊS

crianca vendo tv

Como vimos, a televisão e outros dispositivos com telas fornecem apenas estímulos visuais e sonoros, sem a necessidade de interação da criança.

Por isso, é comum que crianças que passam muito tempo na frente da televisão sozinhas tenham um vocabulário menos desenvolvido, uma vez que esse tipo de atividade (ver TV) normalmente não envolve conversas com outras pessoas.

Outro ponto importante é que muitos pais utilizam a TV como forma de acalmar os filhos, o que impossibilita que eles aprendam outras formas de lidar com frustrações e com o tédio. Assim, também é comum que esses bebês e crianças tenham dificuldades para lidarem com o “não” e mesmo para se envolverem em brincadeiras que não incluam a TV.


CONCLUSÃO

De forma geral, a televisão e outros dispositivos semelhantes podem trazer mais danos do que benefícios para bebês e crianças pequenas, principalmente quando a exposição a esses aparelhos é feita de forma exagerada e sem a supervisão dos pais ou outros cuidadores.

Por isso, o ideal é que a TV não seja usada nessa faixa etária, e, caso seja, que o seu uso tenha limitado e feito como parte de uma interação social, como assistir um filme com os pais.

Assim, o segredo aqui é a moderação, de forma a evitar a exposição excessiva da criança e os danos que isso pode causar ao seu desenvolvimento.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail