Blog da Saúde
16°C | Sao Paulo, São Paulo | 22 / 05 / 2012
Ocultar

Quem tem nomofobia


A denominação é recente, assim como esse distúrbio dos tempos modernos. Se a tecnologia é solução para muitos, pode ser um problema para outros.

Você tem vários celulares, carrega toda noite e, se por acaso acabar a bateria, o sentimento é de angústia e desconforto significativo pela impossibilidade de se comunicar.

Já existe a Nomofobia, derivada de “No mobile”, do inglês, sem celular. Mas, espera, eu fico triste quando esqueço o celular, devo me preocupar?

Quem sofre de nomofobia não larga o celular nem para situações íntimas

Para ser caracterizada como fobia, a ausência desses tipos de aparelhos deve trazer prejuízo significante, a ponto de atrapalhar a vida pessoal e profissional.

A dependência apresenta vários sinais ao ficar longe deles, como taquicardia, suores frios, dor de cabeça e sensação de nudez.

Há ainda outras características comuns, como abandonar tudo o que faz para atender o celular, carregar o aparelho na mão para que possa atender imediatamente, se esquecer em casa, voltar de onde está para pegá-lo.

A pesquisa feito pelo instituto britânico YouGov, revelou que 53% dos usuários de telefone celular do Reino Unido sofrem de nomofobia.

O estudo concluiu que a síndrome atinge mais os homens que as mulheres. Do total de entrevistados, 20% afirmaram não desligar o telefone nunca, e cerca de 10% disseram que o próprio trabalho as obriga a estarem sempre acessíveis.

Related posts:

  1. Curiosidade – Ringtone que cura doenças!
  2. Golpe da ‘saidinha’ – Proibido usar o celular em bancos
  3. Clima Organizacional – Responsabilidade de quem?
  4. Ciclo do sono pode definir quem dorme até tarde
  5. Meningite C: prevenção através de vacina paga e quem não têm como pagar?

 

Comentários

Uma Resposta para “Quem tem nomofobia”

Comente

Deixe aqui sua opinião...