Ocultar

Amigo Imaginário – Você já teve um?


Concentre-se e tente lembrar…mesmo que você não consiga lembrar alguém certamente lhe contou, ao longo da vida, de seus amigos imaginários. Podia ser um animal, outra criança ou mesmo um objeto (minha irmã tinha como amigo imaginário um pregador de roupas!).

A maioria de nós já teve um amigo imaginário na infância. Bem, deixando a parte lúdica um pouco de lado, os famosos amigos imaginários costumam preocupar e gerar desconfiança de pais e professores, que por vezes não sabem como lidar com esse comportamento dos pequenos.

Pensando nisso, o Blog da Saúde relacionou algumas perguntas que geralmente nos invadem quando vimos uma criança brincando ou falando de um amigo que não existe.

Quem as responde é Maria Irene Maluf, psicopedagoga e editora da Revista Psicopedagogia, órgão de comunicação da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia, confira!

1) Em que idade as crianças costumam ter amigos imaginários?
De acordo com algumas pesquisas, 30% das crianças na idade pré-escolar, de 3 a 7 anos têm companheiros criados pela imaginação.

2) Isso pode ser considerado normal? Por que acontece?
Nessa fase os amigos imaginários são normais e fazem parte do desenvolvimento infantil. Esses seres imaginários surgem sempre de uma necessidade interior das crianças.

3) Então pode ser alguma falha na educação? A criança pode estar sentindo falta de apoio, por exemplo?
Não. Esses personagens, que recebem vida e ganham forma e nome pelas crianças são inventados para suprir, às vezes, uma falha emocional que pode ser precedida por um sentimento de falta ou insegurança. Os amigos imaginários nesse momento funcionam como muletas para que as crianças entrem no mundo da realidade.

4) Em que momento os pais devem ficar alertas para os amigos imaginários? Isso pode prejudicar o desenvolvimento das crianças?
Minha orientação é para que os pais não interfiram. São as crianças que devem escolher o momento certo para se despedirem desses amigos. Recomendo que não interrompam o processo de criação dos pequenos. Ao contrário, o amigo imaginário pode ser uma resposta para certas atitudes da criança.

5) Os pais, como educadores podem então se beneficiarem dessa fase das crianças? Como?
Os pais podem sim utilizar os amigos imaginários como facilitadores para conhecer melhor seus filhos. Ouvindo as conversas do filho com o amigo, é possível descobrir quais são seus medos e suas vontades.

6) Já sabemos que amigos imaginários são normais. Mas há algum limite para essa normalidade? Quando os pais devem ter atenção especial ao assunto?
A precaução somente é com relação a personalidade desse companheiro e o quanto ele influencia o comportamento do filho. Se for saudável, não há problemas. Do contrário, é melhor procurar a orientação profissional. O mesmo vale se a criança, depois dos 7 anos, não abandonou o amigo, isso pode ser uma alerta  de que ela pode estar substituindo a realidade pelo imaginário.

Perdeu o medo do amigo imaginário de seu filho ou irmão caçula?
Você já teve amigos imaginários em sua infância? Comente sua experiência.


Comentários

11 Respostas para “Amigo Imaginário – Você já teve um?”
  1. FABIANA disse:

    AGORA ESTOU ALIVIADA POR SABER Q É NORMAL TER UM AMIGO IMAGINARIO, MAS MUITO PREOCUPADA PELO FATO DO AMIGUINHO IMAGINARIO DA MINHA FILHA DE 2 ANOS, SER MALVADO E DIZER COISAS ABSURDAS DO TIPO SE MATA , PULA DE CABEÇA NO CHÃO, ENTRE OUTRAS COISAS.

  2. patricia disse:

    eu tenho 18 anos e desde criança que tenho um amigo imaginario e nao consigo livrar-me dele, quando dou por mim ja estou a falar como se estivessem a falar comigo. eu queria largar isto mas nao consigo e ja houve gente que me viu a falar sozinha e gozam comigo tenho imensa vergonha pode ajudar me por favor.

    • Alice disse:

      sorte sua que pelo menos vc conseguio criar um amigoh imaginario eu nunca conseguir ter um:( vc pode me encinar como cria um *-*

      bjs

  3. maxwesley disse:

    tenho 20 anos e tenho uma vaga lembrança de que já tive um amigo imaginário e que era (mulher), postei uma pequeno texto falando sobre ela.

    visitem: http://maxwesleyvariadas.blogspot.com

  4. jade disse:

    oiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!meu nome e jade!eu tenho 9 anos!sabe quantos amigos imaginarios eu "desenhei"(é assim que eu crio eles.)? 3 cadernos beeeeeeeeem grossoss!!!!!!!!!to quase decorando o nome deles!!!sao muito fofinhos

  5. karen disse:

    olá, meu nome é Karen e tenho 19 anos. Desde que me tenho por gente, a Lila estava comigo. Um dia ela simplesmente me disse que iria em bora e não a vi mais. Eu devia ter nove anos.

  6. OdeiOo disse:

    Eu tenho 19 anos e me lembro sim de ter tido um amigo imaginário, lembro inclusive do nome dele; "Mucalefa" – só hoje me dei na curiosidade de pesquisar sobre o assunto e estou decidido a ir mais fundo, perguntar aos meus pais sobre o que eles se lembram, como foi a relaçao e qual foi a interferencia deles. Me lembro tambem de ter tido acompanhamento psicologico, devido ao ocorrido.

  7. Leyszianne disse:

    Meu nome é leyszi eu tinha 2 amigas que se chamavam Alice e Ana Beatriz perdi a confiança nelas dai criei um amigo imáginário q sem querer eu disse vai chamar ANA ALICIA dai minha tia disse q é pq eu nao tenho mais confiança nas minhas amigas dai escolhi esse nome sem querer

  8. PREFIRO NÃO DIZER disse:

    Oiiii ,eu prefiro não revelar meu nome!!eu tenho 15 anos e tenho uma amiga imaginaria desde pequena,mas só tem uma diferença,eu nunca vi minha amiga imaginaria eu nunca escutei ela,ela apenas interage comigo no meu pensamento tipo eu consigo criar um dialogo normal só que nunca consigo escutar naada só pensar e pensar!eu me lembro de quando eu era pequena eu fingia segurar na mão dela,só que eu não sentia e nem via eu nuunca à vi! é estranho ter uma amiga imaginaria,mas eu sou filha unica e preciso de alguém pra contar meus segredos até hoje então eu tenho essa minha amiga com o nome muiito estranho kkkk que eu prefiro não dizer também,porque é muito estranho mesmo.antes eu lembro que criei uma irmã pra ela ,e nunca criei uma mãe nem uma família apenas uma irmã,só que eu não lembro do nome dela eu já esqueci dela ,mas da minha fiel amiga não!tenho ela na minha mente até hoje nada mudou apenas o fato de segurar na mão.SE AGUÉ TIVER UMA IDEIA PRA COMPARTILHAR OU PRA ME DAR ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ISSO FIQUEM A VONTADE!

  9. Izabellá disse:

    tive um amigo imaginário ate os 17 anos, depois ele sumiu.Mas há pouco tempo voltou e assim como eu também cresceu, ele está um rapaz ja e quando estou em apuros ele sempre me socorre .Tenho 28 anos e um amigo imaginário, meu casamento está uma droga e acho que foi por isso auê ele voltou pra me ajudar.

Comente

Deixe aqui sua opinião...