Ocultar

A preguiça pode ser uma doença?


Um dos 7 pecados capitais pode ser uma doença, é bom ficar atento!

Você está sem vontade de fazer nenhuma atividade diária normal, como trabalhar, andar; não consegue se concentrar em nada do que está fazendo; a vontade de ficar na cama é maior do que a de enfrentar a turbulência do mundo lá fora? Alguns podem pensar que você é um preguiçoso de marca maior, mas você pode estar com a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC), que atinge três em cada mil pessoas.

Existem alguns estudos que tentam descobrir a origem dessa doença, mas nenhuma pode comprovar com devida certeza qual é sua origem. Cientistas americanos, em pesquisa publicada na revista “Sience”, relacionam a doença ao retrovírus XMRV, que foi encontrado no sangue da maioria dos pacientes com SFC. Mas os britânicos afirmam, depois da realização de uma pesquisa, que a doença não tem nenhuma relação com esse retrovírus, e 90% das pessoas que participaram do estudo alegam que a patologia se manifestou após um quadro infeccioso.

Como saber se tenho SFC?
Se você tiver quatro dos sintomas abaixo, é melhor procurar um médico para fazer um diagnóstico mais apurado:

  • Sono excessivo;
  • Falta de concentração e comprometimento da memória recente;
  • Dores musculares;
  • Dor de garganta;
  • Gânglios inflamados e dolorosos;
  • Dor em múltiplas articulações, sem sinais inflamatórios;
  • Fraqueza freqüente que persiste em 24 horas após a prática de exercícios físicos.

O quadro infeccioso é uma das principais evidências que existem sobre a origem dessa doença. A maioria das pessoas apresentam esses sintomas depois de uma gripe, resfriado, sinusite, ou outras doenças infecciosas. A doença infecciosa foi embora, mas os sintomas de SFC ficam. Eles melhoram durante algum tempo, mas voltam periodicamente, se manifestando por meses, às vezes, por anos.

As pessoas mais propensas a contrair a doença são mulheres brancas de 25 a 50 anos, mas todos têm a possibilidade de contrair a doença. Além dos sintomas apresentados nos itens acima, algumas pessoas se queixam de sofrer com a ansiedade e com depressão.

Tratamento
Não existe uma medicação específica para a doença, mas é importante que a pessoa se exercite de forma gradual, aos poucos, e com exercícios leves para ir adquirindo resistência. Outras medidas são terapias cognitivas-comportamentais, uso de antidepressivos, analgésicos, suplementos alimentares.

Você sofre com alguns desses sintomas? Fique atento e tente diagnosticar
o problema o quanto antes para melhorar sua qualidade de vida!


Comentários

20 Respostas para “A preguiça pode ser uma doença?”
  1. anna disse:

    qual médico pode diagnosticar essa doença?

    • sueliqueiroz56 disse:

      jesus e o unico que pode te ajudar quanto ao medico e neurologista e tem alguns clinicos gerais mais de verdade so força de vontade sofro a mais de vinte anos cada dia e difente

  2. Marcelo disse:

    Acabo de descobrir o que eu tenho.
    por fafor qual medico procurar pra melhor diagnosticar?

  3. homem disse:

    eu tenho isso ..eu sou ansioso e tenho muito sono eu acabo de acordar e tomo cafe depois ja me da vontade de dormir e aas vezesme um sono tão pesado que e quase impossivel de controlar!

  4. Helena C. disse:

    Bom Dia. Meu Deus este texto parece estar fando diretamente para mim. Estou fazendo tratamento para depressão , ansiede que creio já serem cronicas. Se a palavra correta para o que sinto é "preguiça" que seja. Mas o fato é que sinto tudo isto, ou melhor não tenho vontade absolutamente de fazer nada. Saio para trabalhar já pensando em voltar pra casa e deitar. Minha casa esta abandonada, meus filhos tem que se virar.Enfim tenho todos estes sintomas dito acima. Existe solução para o meu caso?Grata pela atenção.

    • blogdasaude disse:

      Olá Helena, a melhor alternativa é procurar orientação de um profissional de saúde e explicar seu caso. Só ele, após uma avaliação, poderá te dar indicar a melhor solução. Torcemos para que se recupere logo! Um abraço, equipe Blog da Saúde.

  5. vanessa disse:

    O preguiçoso; é como pedra cheia de lodo, e todos zombam dele c desprezo. o preguiçoso parece um monte esterco: e quem toca nele, logo sacode a mão.

  6. gleizi disse:

    Bom dia, acabo de ler essa materia e ainda nao sei se mim identifico mais o que sinto é: dores musculares, iritaçao, nao consigo me concentrar, sono, passo o dia todo em casa,nao tenho vontade nem de forra minha cama, e quando acontece algo comigo agora ,ouço uma musica ou algo assim com 15 minutos nao me lembro mais da musica, dificuldade de formular frases e de mim comunicar. Será que vc pode mim ajudar? ah e tenho só 21 anos!

  7. Glenda disse:

    Qual é a especialidade do médico para esse tipo de tratamento?

  8. NELSONCARON disse:

    PISICOLOGO E EM ALGUNS CASOS PISIQUIATRA

    • monica m fernandes disse:

      Sofro dessa doenca ninguen gosta de ficar de fora de tudo, de nao poder fazer planos, de viver sem alvos ou ambicoes. De nao ser compreedido nem pelos profissionais de medicina. Na maioria das vezes e dificil ate de ganhar uns trocados, como e meu caso, sou costureira mas a mente cansada e pertubada nao me ajuda. Durmomuito as vezes nem consigo me sentar no sofa, muito menos limpar minha casa. E o pior e que ninguem consegue te entender. Explicar e pior ainda e exaustivo. Os comentarios magoam, depender de outros nos tornan inuteis. Viver assim e quase morrer

  9. mulherbranca22anos disse:

    Minha mae disse que isso e uma doenca pq eu tenho muita preguisa sono molesa tenho preguisa ate de comer af sou muito acomodada relaxada com tudo sou tao assim q nem me estresso cm as coisas pq desgasta SOCOROOOOOOO

  10. HERMIRO disse:

    MORE SOZINHO(A) ONDE NINGÉM TE DE NADA NA MÃO E VC PRECISA DE TRABALHAR PRA COMER BEBER E VESTIR,PAGAR AS CONTAS EM ORDEM,ANDAR SEMPRE LIMPO,CASA LIMPA,SENDO VC MESMO(A ) QUE CUIDA ,PRA VC VER,NÃO SOBRA ESPAÇO PRA PREGUIÇA, TENHA UM SONHO, UM IDEAL NA VIDA,TENHA DEUS NO CORAÇÃO ACIMA DE TUDO.

  11. Paula disse:

    Me desculpe Hermiro, mas isso realmente se trata de uma doença eu sofro disso, não tenho nada na mão tambem, acha que gosto de ser assim ? não; Tento ser diferente mas o canseira é maior toma conta de mim, antes mesmo que tento fazer algo.

  12. Luciane disse:

    As pessoas aceitam com naturalidade, quem não gosta de cozinhar, quem não gosta de criança, quem não gosta de animais. Mas quem não consegue arrumar uma casa, são taxados de preguiçosos, relaxados, e sempre tem alguém com uma "receitinha" como se voce não soubesse o que e como fazer. Mas o problema é esse peso que nos invade e torna tudo muito cansativo e pesado. Mesmo nos esforçando, mesmo fazendo é com muito sacrifício.

  13. André disse:

    Há alguns meses que eu saí do meu trabalho e comecei a sofrer com muita preguiça…
    Hoje em dia eu durmo em média 12 horas ou mais por dia, não tenho vontade de trabalhar e nem estudar, eu atualmente faço faculdade mas nem vontate pra ir na faculdade eu tenho mais… Minhas notas estão um desastre! Semana passada fui a uma Psiquiatra e ela me indicou um remédio chamado Espran(Oxalato de Escitalopram), nos primeiros dias o remédio parecia que estava fazendo efeito. Eu já estava dormindo menos e acordando mais cedo, lavando louça, limpando a casa do nada… Passado 1 semana já estou como antes e pior, estou comendo excessivamente… Minha próxima consulta está marcada pra daqui 2 semanas, será que isso tem cura? Eu não estou me aguentando mais! Vejo as pessoas felizes e sorrindo, trabalhando e estudando e eu aqui triste, preguiçoso e enfurnado dentro da minha própria casa sem fazer nada! Alguma dica, alguma coisa que eu possa fazer?

  14. Derptêncio disse:

    é para evitar a fadiga….

  15. M. de Lourdes disse:

    não tenho nenhum sintoma acima geralmente eu fico nesta apatia depois de um aborrecimento,brigas etc.acho que sou é preguiçosa mesmo.Fazer o que?

Comente

Deixe aqui sua opinião...