Ocultar

Betaterapia: Você sabe o que é?


Quando nos submetemos a cirurgias estéticas os tratamentos pós operatórios são de extrema importância para evitar contratempos. A boa cicatrização varia muito de uma pessoa para outra. Além da escolha de um bom profissional para a cirurgia plástica você ainda terá que contar com a ajuda de seu organismo.

A betaterapia é uma segurança a mais para quem deseja obter o melhor resultado estético. Este tratamento previne as quelóides e lesões na pele que decorrem em sua maioria por causa do crescimento exacerbado de tecido fibroso em recuperação. Estas lesões causam desconforto e até dor. A equipe Blog da Saúde ouviu a Dra. Silvana Maria Trippi Moraes Gotardo*, médica oncologista especialista em betaterapia para que você saiba o que é e como funciona este tratamento. Confira:

1) O que é a Betaterapia?
A Betaterapia segue os mesmos princípios da radioterapia e proporciona um melhor resultado da cicatrização, permitindo em até  97% dos casos, evitar a formação de quelóides que afeta principalmente pessoas com pele pigmentada, mas podem aparecer em todas as raças após cirurgias, queimaduras e outros machucados, sendo mais comum em determinadas áreas como  na região esternal, lóbulo de orelha e abdômen.

2) Há como prevenir as quelóides?
Não há como prever a formação de quelóides, ou seja, de uma cicatriz exagerada. Mesmo quem nunca teve o problema pode vir a ter. Uma vez instalado o quelóide na pele, é necessária a retirada cirúrgica desta cicatriz e o início imediato da betaterapia.

3) Dói?
O tratamento através da betaterapia é simples, indolor e não traz nenhum risco ao paciente. Pode ser aplicada em qualquer região do corpo. Para quem teme o uso de radiação, não tem com o que se preocupar. O processo é totalmente seguro e sua penetração se limita à pele. É usada até no tratamento de crianças que se submetem à cirurgia plástica por causa de queimaduras.

4) No que consiste o tratamento?
O tratamento consiste em 10 aplicações diárias no local, feitas com uma placa de  1,5 cm de comprimento com material radiativo que emite raios beta na camada da pele onde se localizam as células responsáveis pela formação de cicatrizes altas e irregulares.

5) Quando o tratamento deve ser iniciado?
Para garantir um bom resultado, o início do tratamento precisa ser rápido. O ideal é que a betaterapia seja utilizada no primeiro pós-operatório, isso quer dizer, no dia seguinte à cirurgia.

tratamento2

Equipamento utilizado

* Dra. Silvana é formada pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, SP. Especialista em radioterapia no Hospital A.C. Camargo, é também responsável pelo serviço de Radiocirurgia com Gama-Knife do Hospital Santa Paula e Diretora médica da clínica que leva seu nome, localizada no bairro Jardim Paulista – SP.


Comentários

60 Respostas para “Betaterapia: Você sabe o que é?”
  1. sueli luiz gonzaga disse:

    Moro em Piracicaba e vou fazer uma cirurgia plastica em São Paulo. Gostaria de saber se em Piracicaba existe tratamento com beta terapia. Obrigado

    • Viviane disse:

      Olá, nao sei se chega a tempo o e-mail, ou vc ja fez a cirurgia. Mas em piracicaba existe sim a betaterapia, é realizada no Hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba. Ótimo atendimento.

  2. renata rocha disse:

    olá por favor, eu preciso tirar uma dúvida. Fiz uma cirurgia há 2 meses de retirada de uma trompa, e ao retornar a consulta disse que eu estaria com alguns problemas como muita aderência por dentro e que estava com muita infecção e assim pediu para eu fazer um tratamento de beta terapia urgente. Eu gostaria de saber se existe alguma reação após esta aplicação e quais os procedimentos obrigada fiquem com Deus.
    Renata

  3. Shirley S. Garcia disse:

    Bom dia, sou de Limeira/SP, fiz uma cirurgia plástica e a cicatriz ficou muito feia. Vou fazer um retoque e preciso fazer logo após algumas sessões de betaterapia.
    Gostaria de saber se na região tem alguma clínica que faz.
    Desde já agradeço, por favor me respondam é muito importante pra mim.

    Abraços

    Shirley

  4. Maria Lucia Mateus disse:

    Gostaria de saber o preço da Beta terapia.

  5. Vanessa Felix disse:

    Meninas, sugiro que acessem http://www.betaterapia.com.br e entrem em contato com a clínica especializada. Digam que tiveram acesso à matéria no Blog e gostariam de obter informações sobre o tratamento. Espero que ajude. Abraços,

  6. fabiola disse:

    tenho procurado onde adiquirir o equipamento para betaterapia e estou com dificuldedes,moro em brasilia e gostaria de ajuda,obrigada,fabiola

  7. Rhenata disse:

    Vou realizar uma dermoliptomia mamoplastia,ja sei aonde vou realizar as seções de beta terapia,vou internar numa sexta vou ter alta no domingo e na segunda feira começo fazer as seções de beta terapia,eu gostaria de saber se procede está informação e o que devo fazer p/ñ ter mais queloide.Grata

  8. Marcela Neves disse:

    Preciso saber onde fica uma clínica mais próxima da cidade de Santos onde tem o tratamento de betaterapia.

    Obrigada!

  9. Daniele disse:

    Boa noite! Farei uma cirurgia plástica, e realizarei 10 sessões de beta terapia. Essas sessões têm que ser em dias seguidos ou posso fazer dia sim dia não?
    Obrigada!

    • Dr Cassio disse:

      Para realização da Betaterapia o recomendado é de 8 a 10 aplicações diarias, excetuando-se os finais de semana e feriados.
      Numero menor e aplicações em dias alternados implicam em um aumento da dose por fração para um mesmo efeito biológico (redução da chance se surgimento do queloide), o que pode acarretar um hiperpigmentação (escurecimento) do local. Caso ele nao esteja exposto ou muito visivel, é possivel sim, fazer aplicações em dias alternados.

  10. renata disse:

    Fiz uma cirurgia para retirada de quelóide cesárea(pubiana) e me submeti ao tratamento de betaterapia porque a quelóide era terrível(grande), mas 5 meses depois a quelóide retornou ainda maior e agora não sei o que fazer para resolver o problema já tentei também infiltração com corticóides mas nada resolveu o meu problema. Não se iludam betaterapia não resolve o problema.

    • Vanessa Felix disse:

      Renata, tudo bem? Levantamos algumas informações na internet. Seguem abaixo. De qualquer maneira sugerimos que procure orientação médica para prosseguir em seu tratamento. Tente falar com seu dermatologista, talvez ele possa te ajudar. Desejamos sucesso e saúde em seu tratamento. Abraços,

      Remoção através de cirurgia convencional — Pode-se utilizar duas técnicas básicas. Na primeira, o quelóide é retirado na íntegra e o tecido é aproximado, mas requer grande cuidado, com resultados variáveis, sob o risco dos quelóides se devolverem novamente após terem sido retirados, podendo ser maiores que o original. Os quelóides se desenvolvem em mais de 45 por cento das pessoas quando são retirados por cirurgia. Na segunda opção, são feitas incisões intralesionais (dentro do quelóide) preservando-se suas bordas. Esta técnica tem resultados melhores que a primeira. Os quelóides são menos prováveis de se desenvolver se a remoção cirúrgica é combinada com outros tratamentos.

      Injeções de corticóide intralesional — O uso de corticóide é indicado logo no início em que o quelóide está se manifestando na cicatriz, quando está aparecendo um relevo maior. O medicamento é injetado diretamente na lesão. As injeções são feitas com Triamcinolona ou outro medicamento a base de corticosteróide e são habitualmente repetidas com intervalos de quatro a seis semanas. A manipulação do corticóide tem que ser muito cuidadosa para não atingir as adjacências da cicatriz, pois se isso ocorrer, pode atrofiar o tecido bom também. Este tratamento pode reduzir o tamanho do quelóide e a irritação, mas as injeções têm lá seu incômodo.

      Criocirurgia — Este tratamento feito com nitrogênio líquido. Mais de um ciclo de tratamento pode ser necessário dependendo das dimensões da lesão, a cada 20 ou 30 dias. Pode causar um efeito colateral de clarear a cor da pele que limita sua utilização.
      Radioterapia — Este tratamento é controverso porque a radiação aumenta o risco de câncer. A radioterapia pode reduzir a formação da cicatriz se for usada após uma cirurgia, durante o tempo de cura da ferida cirúrgica, com uma dose de 1500 a 2000 rads.

      Laserterapia — O tratamento com laser é uma alternativa à cirurgia convencional para remoção do quelóide. Não há nenhuma garantia que os quelóides são menos prováveis de voltar depois do tratamento com laser do que depois de uma cirurgia convencional.

      Medicamentos Recentes – Atualmente, alguns medicamentos antes utilizados no tratamento de doenças auto-imunes vêem sendo usados para tratar os quelóides, em associação com outras formas de tratamento como a crioterapia e a cirurgia. Medicamentos como o Interferon, o 5-fluouracil e a Bleomicina, aplicados na lesão, têm futuro promissor. Mancolt & cols foram os autores de um trabalho que propiciou o uso do Tamixofeno no quelóide. No estudo, que foi apoiado pela “Plastic Surgery Education Foundation”, se descobriu que a substância tem efeito letal aos fibroblastos do quelóide. Os resultados mostraram que o citrato de tamoxifeno tem a capacidade de diminuir a proliferação dos fibroblastos produtores dos quelóides, diminuindo, assim, a produção do colágeno responsável pelo seu supercrescimento.

  11. gilvaneide freitas disse:

    Bom dia, vou refazer uma abdominoplastia e preciso fazer betaterapia porque tenho tendencia a cicatriz hipertrofica, preciso de saber onde posso fazer a betaterapia aqui em Brasilia. Alguem poderia me ajudar? Aguardo ansiosa.

    • rosicler disse:

      Oi sou Rosicler do Parana,fiz abdomem e agora estou fazendo beta …tem que fazer todos os dias….e rezar pra nao voltar a ter….

  12. keyla campos disse:

    Olá fiz uma cirurgia plástica em 2 fevereiro de 2008 e hoje estou com uma cicatriz deuns 20cm na coxa . Em alguns lugares ficou apenas uma linha , mas enm outros ela alargou um pouco.
    Quero saber se a betaterapia , hoje, ajudaria a deixá-la todacomo um risco fino, qual seria o melhor tratamento para deixá-la menor e fina?

    Obrigada, Keyla

  13. carlagbc disse:

    Meu filho teve catapora na infancia, foi super bem cuidado por mim, sem lesões ou feridas que se complicassem. Meses após passada a catapora, começou a crescer uma saliencia em alguns pontos onde houve erupção da catapora. Não havia nem cicatriz nos pontos. Demorou para eu perceber que eram exatamente os pontos onde houve erupção. Foram crescendo muito e transformaram se em enormes queloides. Na barriga desapareceu, no rosto, após cirurgia e aplicação de corticoide estacionou. Nos dois braços ( no alto) foram feitos todos os procedimentos, cirurgia, aplicação de corticoide, betaterapia. adesivos, pomadas, e, nada. Pelo contrário, pioraram muito. Por exemplo, na betaterapia, o queloide se dividiu e cresceu formando varias superficies. Enfim, uma das coisas que descobri: o sol tem influencia na diminuição, porque o do rosto estacionou e é de aparencia razoavel. Outra coisa é a descendencia genetica, como na mistura de raças. Antes falava se que os descendentes de negros tinham propenção a queloides, mas ainda não descobri negros na nossa familia. Meu filho tem avô italiano (meu pai) e minha mãe que diz descender de uma raça do tipo “bugre” brasileira. Não sei qual seria a origem. Mas os dois fatos estão ligados aos queloides e à cicratização da pele. Meu irmão passou pelo mesmo problema na adolescencia com as espinhas que infeccionavam, e o mesmo aconteceu. No rosto despareceram com a idade e nas partes cobertas pela roupa não desaparecem.

  14. cassia disse:

    minha filha mayara tem problema de keloide em 2008 ela fez uma pekena cirurgia q naum adiantou nada pq do ponto q ela levou na orelha cresceu outro keloide maior levei ela ao medico e ele me disse q so opera ela se eu fazer o tratamento de betaterapia so q eu naum tenho condiçoes nenhuma pq o tratamento e carissimo e eu naum to conseguindo de graça estou desesperada pq o keloide dela ta crescendo dia apos dia por favor me informe onde eu consigo esse tratamento de graça e urgente

    • Mércia Cristina disse:

      Olá Cassia!! eu acabei de chegar com minha filha de um hospital da rede pública, ela vai precisar fazer outra cirurgia pois a que foi necessária fazer de emergência formou queloide, o cirurgião plástico me disse que se eu pudesse ver se teria condições de fazer as sessões da betaterapia particular era para eu pesquisando pois o SUS não cobre esse tipo de tratamento. Eu também estou apavorada, pois não tenho essas condições, estou tentando ver o preço, pois se necessário for a única coisa que tenho é um carrinho vou tentar vendê-lo. Se vc souber de algum preço por favor também me passe. Obrigada

    • isabela disse:

      ola cassia,gostaria de saber se você conseguiu o tratamento de queloide na rede publica ou particular?minha mãe e eu também estamos procurando,já fiz a cirurgia no IASERJ mas não consegui achar hospitais que façam esse tratamento.você já sabe o preço no particular? se conseguir me avise por favor,muito obrigada,
      isabela.
      meu telefone é :3301-6415 e meu email é bela_vl_01@hotmail.com

    • Liza disse:

      Ola Cassia meu filho passou pela cirurgia de retirada da queloide essa semana tbm, e consegui no hospital das clinicas de Botucatu fazer as seçoes de Betaterapia. Nao sei onde vc mora mais tente ver se consegue la tbm.

  15. renanda disse:

    eu queria saber se tem como trtar os quelóides no postos de saúde e se os tratamentos de qulóides são gratuitos !!

  16. blogdasaude disse:

    Pessoal, achei informações interessantes sobre queloides. Confiram no link: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/corp

  17. erika disse:

    Oi pessoal, tenho uma quelóide na orelha devido á um piercing, consegui a cirurgia mas o médico só irá faze-la se eu conseguir 10 seções de betaterapia, algum de voces sabe onde posso encontrar um hospital publico que realize a betaterapia aqui no centro de são paulo ?

  18. catarina disse:

    oi recostitui o meu umbigo e tive queloide ja fiz 3 cirurgia e cada fez aumenta mais o cirurgião me disse que agora a unica solução que me resta e betaterapia so que não sei onde fazer ele me disse que na unesp de botucatu e feito esse procedimento, eu liguei para la e me disseram que so com pedido medico e tenho que passar por uma triagem isso leva algum tempo estou com cirurgia marcada pra daqui 15 dias e preciso saber se essa triagem demora quanto tempo ou se tem outra possibilidade deu fazer isso em outro lugar gratuito sou de bauru ja agreço a atenção. Catarina

  19. Elton Aleluia disse:

    Ola! Boa tarde gostaria de saber qual a diferença entre betaterapia e raio x simples´por campo?

  20. katia disse:

    alguém poderia me dizer onde tem um clinica especializada em betaterapia no df?
    obrigada

  21. Carlos disse:

    gostaria de saber onde encontro uma clinica que realiza a betaterapia no Rio de Janeiro, capital?

  22. katia disse:

    gostaria de saber onde se encontra Betatrapia em Brasília, desde já agradeço

  23. adailton disse:

    oi doutora meu nome e adailton vou fazer cirurgia de pterismo pois operei ja 1 olho e ta voltando a nascer a pele dinovo ,isso foi em janeiro 2011 ,com a beta trpia evita que nao volte mais . grato a… do rio 1 abraco.responda por favor.

  24. Junior disse:

    fiz uma cirurgia das orelhas mas vou ter que fazer denovo por que deu quiloide. quanto custa fazer o tratamento betaterapia? e moro em guarulhos qual local mais proximo?

  25. isabela disse:

    preciso fazer betaterapia,e gostaria de saber quais hospitais públicos no rio de janeiro fazem esse tratamento.

  26. jociléia disse:

    existe o tratamento de betaterapia pelo sus?

  27. Lourdes Bacelar disse:

    necessito com urgência saber onde posso fazer betaterapia gratuita. para um cirurgia de correção de mama, já marcada. URGENTE por favor.

  28. Patricia disse:

    Olá,tenho um hemangioma plano na face,gostaria de saber se betaterapia,resolveria meu problema.

  29. LEVI FERREIRA FILHO disse:

    EU GOSTARIA DE SABER COMO E AONDE EU PODERIA FAZER O O TRATAMENTO DE BETATERAPIA PELO O PLANO DE SAUDE .BRADESCO SAUDE .OBRIGADO

    • blogdasaude disse:

      Oi Levi, a betaterapia é de caráter obrigatório para qualquer plano de saúde, já que está no rol de procedimentos da ANS. Para saber onde realizar o procedimento, entre em contato com o seu plano de saúde e verifique quais clínicas conveniadas realizam a betaterapia. Abs!

  30. jéssica disse:

    Olá,eu fiz uma cirurgia no dia 1 de Abril,de apendicite.e ficou uma cicatriz que me incomoda demais,e prestendo fazer uma cirurgia reparadora para tentar minimizar ela,e gostaria de saber sobre esse tratamento da betaterapia,se qualquer pessoa pode fazer,quais são os cuidados e o preço aproximadamente.E se existe alguma clinica poximo a Barueri/SP,e se eles atendem o convenio Amil 30.

    agradeço

    • blogdasaude disse:

      Jéssica, a betaterapia é um procedimento que todos os planos de saúde são obrigados a cobrir! Para saber sobre valores e clínicas, você terá que contactar o seu plano, já que todos eles tem seus convênios. Abraços!

  31. amanda disse:

    olá, gostaria de saber um lugar no rio de janeiro que faça betaterapia.obrigada!

  32. michele santos disse:

    para quem ja fez a cirugia a mais de um ano e ficou com queloide no umbigo e no corte abaixo do umbigo pode fazer a betaterapia?

  33. Cleo disse:

    Tentei retirar uma tatuagem nos seios e o medico queimou muito..ficou um queloide muito grande a alto… ja fiz aplicaçao que corticoide e ate laser na cicatriz..mas nao e que ajudou muito… gostaria de saber em goiania onde fazer betaterapia??? ficaria grata se pudesse me responder..
    Obrigada

  34. Alvaro disse:

    Tem um hospital que faz profixalia de queloide com placa de betaterapia ou com máquina de elétrons

    oncomogi.com.br/atendimento/queloide/

  35. vandir disse:

    meu filho fez cirurgia no coluna a 2 anos atras, porem precisou fazer novamente porque teve fibrose no nervo, o médico esta associando a fibrose a queloide que o meu filho tem no tórax. Gostaria de saber se a queloide pode também ocorrer no nervo da coluna ou seja a tal fibrose na verdade seria queloide se alguém ja passou por esta experiencia por favor me informe.

  36. silvania disse:

    Eu fis uma cirurgia a 10 meses! e tive sucesso com a betaterapia! foi fantastico! porem ficou escuro no local! ou seja nao tem queloide!! mais tem uma sombra! enfim gostaria de saber que produto posso usar para clareamento da betaterapia? minha pele e morena.obrigado

  37. Anderson disse:

    Ola galera! Fiz um procedimento na orelha e nasceu queloide.
    Agora eu fiz a cirurgia novamente de retoque e estou na sexta sessão de betaterapia.
    Estou ancioso para ver se irei obiter exito.

  38. Vanessa disse:

    Boa noite, passei por cirurgia plástica, após 4 meses comecei a ter o engrossamento da cicatriz. Tem algum lugar em São José dos Campos para a Beta.

  39. val disse:

    Boa noite. Fiz uma cirurgia mamoplastia e abdominoplastia em 2012, depois de alguns meses refiz o umbigo. A queloide apareceu alta na parte superior do umbigo, na parte debaixo ficou normal. Refiz o umbigo 4 vezes e a queloide aparece depois de uns dois meses, no começo fico feliz com o resultado, mas o tempo passa e vem a queloide. Refiz a cirurgia da mama e coloquei silicone, porque nao ficou bom a mamoplastia, ai deu a queloide em uma das mamas, num pequeno pedaço. Ontem tirei a queloide da mama e do umbigo, e logo apos ja fiz a primeira sessao da betaterapia, a indicação e que seja feita logo apos a cirurgia ou no maximo em 24 hs, depois desse prazo ja nao tem eficacia, porque ja começou a cicratização, isso foi o que me falaram na clinica. Trata-se de um tratamento muito caro pelo tempo tempo gasto, sao cerca de no maximo 3 segundos, a medica coloca uma placa sobre a cicatriz e ja acabou…minhas sessoes terminam no dia 28/10, depois posto para falar do resultado.

  40. adriana paulino coelho disse:

    Estou precisando acha um lugar que faça esse tratamento de beta terapia fiz uma cirurgia e a quelóide fez meu umbigo fecha e inflamou então o medico falou que que eu tenho que fazer esse tratamento pq já a terceira vez que isso acontece

Comente

Deixe aqui sua opinião...