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Dor nas costas? Saiba como prevenir


Toca o despertador, reunião importante no escritório, você se espreguiça entre os lençóis, de um lado, do outro e… Para cima? Que desastre, não dá para ficar de pé: as dores lombares atacam de novo.

A dor nas costas não é uma maldição, mas é o preço que devemos pagar por termos ficado em pé: se tivéssemos continuado caminhando “em quatro patas”, ela não existiria. A passagem para bípedes, esse salto evolutivo que tantas vantagens nos proporcionou como espécie, também fez com que todo o peso da cervical, crânio, tórax e braços recaíssem sobre nossa região lombar. E aí estamos nós, com as costas em estado lastimável.

Mas não podemos culpar unicamente a evolução: embora a postura ereta nos coloque essa predisposição, cada um é responsável pela “manutenção” da coluna e dos músculos que a sustentam. Estima-se que entre 80% e 90% das pessoas sentirão dores nas costas em algum momento da sua vida. A imensa maioria delas sentirá um tipo de dor comum, ocasionada por falta de exercício, posturas incorretas, pouca formação muscular, envelhecimento…

O exercício físico – ou, melhor, sua ausência –, costuma estar por trás dos problemas das dores lombares. “Se sentimos dor nas costas é porque não aplicamos o tratamento adequado. Mas se a dor vai e vem, é porque somos folgados e não fazemos a atividade física necessária e que, se realizada de maneira regular, diminui o risco de padecer de lombalgia”, assegura o doutor Francisco Kovacs, diretor da Rede Espanhola de Investigadores de Dores nas Costas, cuja frase favorita é “não há desculpas para folgados”.

Evite as seguintes condutas para aliviar a dor nas costas:

Repousar: A não ser em momentos de dor aguda, o repouso – ainda mais se for na cama – deve ser banido, porque prolonga desnecessariamente a duração da dor e facilita sua volta mais tarde.

Virar as costas ao esporte: É preciso procurar manter o maior grau de atividade que a dor permita, porque o movimento melhora a irrigação da musculatura e os tecidos da coluna, o que acelera o tempo de recuperação.

Deixar a bicicleta em casa: Um erro habitual é pensar que a dor nas costas vai desaparecer ao caminhar, e não é verdade. Para fortalecer a musculatura da coluna, a bicicleta estática e a natação são bem melhores.

Tomar relaxantes musculares: Segundo os testes disponíveis, os anti-inflamatórios e os analgésicos são mais eficazes.


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