Ocultar

Frutas cítricas ajudam a evitar doenças crônicas causadas pela obesidade


Frutas cítricas contêm diversos antioxidantes que podem prevenir problemas de saúde. De acordo com um artigo científico, esses alimentos apresentam benefícios para a pressão arterial e para o coração.

Frutas e vegetais contêm antioxidantes chamados de flavonoides, que fazem parte de um amplo grupo de fitonutrientes, plantas químicas, com mais de 6 mil tipos. Fitonutrientes combinados com carotenoides são responsáveis pelas cores das frutas e dos vegetais.

Há diversos grupos de flavonoides, incluindo antocianidinas, flavonoides, flavonas, flavanonas e isoflavonas. Flavanonas, tais como hesperidina, eriocitrin e eriodictiol, são abundantes nas frutas cítricas e são associados com a diminuição do estresse oxidativo em animais modelos e in vitro.

“Nosso resultado indica que no futuro podemos usar os flavanonas para prevenir ou atrasar as doenças crônicas causadas pela obesidade em humanos”, disse Paula Ferreira, estudante envolvida na pesquisa.

Os investigadores apresentaram os resultados do estudo no 252° National Meeting & Exposition of the American Chemical Society (ACS). A equipe da Universidade Estadual Paulista (UNESP) estudou a reação de 50 ratos com favanonas encontradas em laranjas, limões e limas.

Notou-se que as frutas cítricas melhoraram os danos encontrados no fígado, provocaram queda na taxa de glicose e lipídios no sangue. O estudo sugere que consumir estas frutas colabora para evitar as causas das doenças crônicas relacionadas à obesidade.


Comente

Deixe aqui sua opinião...